Relatório semanal: legislador do Panamá deseja que o governo aceite BTC e ETH como métodos de pagamento

Relatório semanal: legislador do Panamá deseja que o governo aceite BTC e ETH como métodos de pagamento

By Sam Grant - min. de leitura

El Salvador adotou oficialmente o Bitcoin como moeda legal esta semana, com o mercado mais amplo de criptomoedas registrando uma queda repentina na terça-feira. Aqui está um resumo de outras notícias principais

Regulador dos EUA sonda Uniswap Labs

O olhar regulatório da Securities and Exchange Commission (SEC) está agora voltado para o Uniswap Labs, desenvolvedor da maior bolsa de valores descentralizada (DeFi) Uniswap. Isso está de acordo com um relatório de sexta-feira pelo The Wall Street Journal. Segundo o relatório, pessoas familiarizadas com o assunto descreveram a investigação da SEC como investigando o uso do Uniswap por investidores e a natureza de seu marketing.

A investigação relatada parece reforçar as palavras do presidente da SEC, Gary Gensler, que insistiu no mês passado que todos os projetos DeFi poderiam ser regulamentados, independentemente de quão descentralizados fossem. Acredita-se que a investigação esteja em seus estágios iniciais, já que a SEC ainda não fez acusações contra o Uniswap.

Uma vez que a investigação está atualmente sob a lei civil e não criminal, ela não pode levar a nenhuma acusação. A Uniswap se estabeleceu como um ator-chave no setor financeiro descentralizado, mesmo depois de sofrer contratempos. Com sua oferta, os usuários podem reduzir o risco de perda de ativos normalmente associados às bolsas centralizadas. Além disso, seu protocolo de código aberto baseado em Ethereum inspirou o surgimento de vários outros projetos.

Lançamento da nova bolsa de tokens de segurança da Bitfinex no Cazaquistão

Bitfinex anunciou na segunda-feira que lançaria sua bolsa de investimentos proprietários no Cazaquistão. A nova plataforma será focada em ofertas de token de segurança (STOs). A bolsa de criptomoedas com sede em Hong Kong busca aprimorar a experiência do investidor, aumentando a eficiência das transações, otimizando a taxa de sucesso do retorno do investimento e reduzindo os custos de transação incorridos.

Embora a bolsa permita a transação de títulos tokenizados por investidores de várias partes do mundo, ela permanece regulamentada pelas leis do Cazaquistão sob a Astana Financial Services Authority (AFSA). A bolsa também estabeleceu que usuários dos Estados Unidos, Canadá, Venezuela, Áustria, Ilhas Virgens Britânicas e Itália permanecerão proibidos de usar a plataforma.

Legislador panamenho propõe nova lei sobre criptomoeda

Tudo começou com El Salvador, mas a onda de criptomoedas atingiu o Panamá. Após o lançamento oficial do Bitcoin como moeda legal em El Salvador, o legislador da oposição panamenha Gabriel Silva apresentou um projeto de lei que afetava o setor cripto no parlamento. O ministro twittou no início da semana, anunciando a proposta de legislação e reconhecendo que a adoção daria ao país diversos benefícios.

Ele destacou algumas das vantagens, como a criação de empregos, a atração de oportunidades de investimento e a melhoria da transparência no governo. Este último seria em parte conseguido movendo todos os registros públicos para armazenamento no blockchain, ao mesmo tempo que adotaria formas digitais de atos administrativos e legislativos. Se o projeto de lei for promulgado em lei, os panamenhos ganharão toda a gama de usabilidade de ativos digitais.

Os cidadãos do Panamá seriam capazes de usar Bitcoin e Ethereum em vários ambientes, por exemplo, liquidando seus requisitos fiscais, taxas comerciais e outras taxas civis. O argumento para o projeto de lei é que a criptomoeda oferece custos de transação bastante baixos, independentemente do volume sendo transacionado e da distância entre as partes envolvidas. A nova legislação tornaria a adoção da criptomoeda opcional, ao contrário de El Salvador, onde é relatado como obrigatório. Isso significa que as empresas ainda manterão a capacidade de aceitar fiat, e manterão a criptomoeda como uma alternativa.

FTX anuncia o lançamento de seu mercado NFT

Na segunda-feira, o CEO da FTX, Sam Bankman-Fried, anunciou no Twitter o lançamento de um mercado de token não fungível (NFT) multiplataforma baseado em Ethereum e Solana. Bankman-Fried confirmou que a nova plataforma permite aos usuários cunhar, comprar e vender NFTs. A bolsa parece estar aproveitando o crescente apetite por NFTs de clientes de varejo e institucionais. Ele acrescentou que, embora os recursos de depósito e retirada não estivessem disponíveis na época, eles estariam ativos em algumas semanas.

Em outro lugar, a bolsa de criptomoedas anunciou que havia chegado a um acordo com a estrela da NBA Steph Curry. Curry, sete vezes NBA All-Star, servirá como embaixador global da marca FTX e sua remuneração inclui uma participação na empresa. A FTX também se comprometeu a fazer contribuições de caridade para a fundação Eat.Learn.Play, criada por Steph e sua esposa, Ayesha.

Bitcoin chegará a $175 mil e Ether a $35 mil a longo prazo, diz o Standard Chartered

Uma equipe de pesquisa do Standard Chartered liderada por Geoff Kendrick divulgou um relatório sobre cripto na terça-feira, com previsões da avaliação que o Bitcoin e o Ether atingirão em um futuro próximo. A equipe prevê que o Bitcoin chegará a $100.000 no final deste ano, ou então no início do próximo ano. A alta do Bitcoin influenciará o Ether, cujo valor projetado para meados de 2022 foi fixado em $15.000.

Kendrick observou que o Bitcoin pode chegar a $175.000 no próximo ciclo de halving do Bitcoin. O Ether, por outro lado, pode atingir a marca de $35.000 se o Bitcoin atingir a avaliação de $175.000. Os pesquisadores também compararam as habilidades do Ethereum e do Bitcoin. Eles calcularam que, embora o Bitcoin continuasse a ser a opção dominante para transações ponto a ponto no futuro, ele permanecia limitado em seus casos de uso.

Em contraste, eles elogiaram o Ethereum como um token que possui a capacidade de desempenhar o papel de um mercado financeiro. A equipe acrescentou que a diversidade do token em casos de uso ajudaria muito a manter sua usabilidade no futuro. Eles também alertaram que Ether corre o risco de enfrentar o escrutínio da SEC nos próximos dias.