HomeRelatório Semanal: El-Salvador adota Bitcoin como moeda legal

Relatório Semanal: El-Salvador adota Bitcoin como moeda legal

Sam Grant

Imagem representativa de um bitcoin

Fique atualizado com as notícias mais emocionantes desta semana relacionadas as criptomoedas no resumo abaixo

Jack Dorsey sugere que a Square pode desenvolver uma carteira de hardware BTC

O CEO da Square, Jack Dorsey, revelou que a empresa de pagamentos digitais com sede em San Francisco planeja desenvolver uma carteira Bitcoin de hardware. Ele mencionou o projeto pela primeira vez num tweet na última sexta-feira e depois deu mais detalhes na conferência Bitcoin em Miami. A nova carteira de hardware seria semelhante às carteiras Bitcoin tradicionais, somente seria offline em vez de baseada na web.

A ideia proposta visa fornecer um nível extra de proteção aos usuários que preferem evitar o armazenamento de seu Bitcoin em um dispositivo habilitado para web. Dorsey, que também é co-fundador do Twitter, explicou que a empresa forneceria custódia assistida, por meio da qual os usuários poderão acessar uma certa porcentagem dos fundos por meio de seus telefones e armazenar com segurança o restante na carteira de hardware.

Além disso, veria os usuários ganharem mais controle sobre seu Bitcoin e reduzir os casos de atividades fraudulentas que causam perda não intencional de ativos digitais. Um defensor sincero do Bitcoin, Dorsey afirmou ainda que se a Square quisesse dar continuidade ao projeto, ele não se limitaria apenas à empresa. O plano é compartilhar ideias e incluir a comunidade em geral.

Senado do Estado de Nova York aprova projeto de lei que afetará a mineração de criptomoedas

O Senado de Nova York aprovou uma lei destinada a regulamentar as operações de mineração de criptomoedas em Nova York na terça-feira desta semana. O projeto de lei alterado, que inicialmente propôs uma paralisação de três anos de todas as operações de mineração na área tri-estado de Nova York, foi patrocinado pelo senador democrata Kevin Parker do 21º distrito do Senado.

Se aprovado pela Assembleia do Estado dominada pelos democratas e aprovado pelo governador Cuomo, o projeto estabeleceria restrições para operações de mineração de criptomoedas alimentadas por combustíveis à base de carbono. Além disso, seria necessário que as operações de mineração cripto documentassem o tipo de combustível usado, a pegada de carbono e a produção de energia.

Espera-se que o projeto de lei atualize a Lei de Conservação Ambiental para proibir operações em instalações que utilizam energia elétrica gerada por carbono. O estado de Nova York está tomando medidas para garantir a conservação ambiental no caminho para alcançar suas metas energéticas sustentáveis.

Bitcoin agora é uma moeda com curso legal em El Salvador

Fãs das criptomoedas em todo o mundo ficaram exultantes quando o congresso de El Salvador decidiu aprovar o Bitcoin como moeda legal no país na noite de terça-feira. A aprovação da sessão plenária viu o país centro-americano se tornar a primeira nação a adotar o Bitcoin ou qualquer criptomoeda como moeda de curso legal. A lei seria implementada 90 dias após a aprovação, e o BTC poderia ser usado pelos cidadãos de El Salvador para pagar impostos e realizar outras transações do dia-a-dia.

El Salvador, cuja principal moeda de troca é o dólar dos EUA, agora será capaz de contornar as restrições políticas associadas ao dólar. O presidente Nayib Bukele explicou que a mudança aumentaria o desenvolvimento e aumentaria a inclusão financeira. Ele acrescentou que a aceitação do Bitcoin facilitaria o envio de remessas, das quais a economia do país depende fortemente.

Bukele esclareceu ainda que a moeda virtual seria opcional, e o governo garantiria a conversão da criptomoeda em dólares no valor exato. O maior problema no momento é que já existem preocupações sobre o aumento de atividades ilegais e fraudulentas envolvendo criptomoedas. Considerando a reputação já estabelecida de El Salvador sobre a corrupção, teme-se que uma moeda Bitcoin atrairia muita atividade criminosa.

Interactive Brokers em breve estenderá serviços de negociação cripto

O CEO da Interactive Brokers, Thomas Peterffy, revelou que a empresa está planejando oferecer serviços de criptomoeda em breve. Falando na quarta-feira na Piper Sandler Global Exchange & FinTech Conference, ele divulgou que os clientes já estão solicitando serviços de negociação de criptomoedas e que a Interactive Brokers deve estar pronta para oferecer os serviços até o final do verão.

Ao abraçar o comércio de criptomoedas, a Interactive Brokers se diferenciará de seus rivais próximos, Fidelity Investments e Charles Schwab, que ainda não tiveram a ideia. No entanto, é importante notar que o conceito de negociação de criptomoedas não é completamente estranho para a empresa porque, apesar de não envolver-se na negociação de Bitcoin, permite que os usuários negociem futuros de bitcoin.

O CEO observou que o maior desafio em assumir a criptomoeda seria garantir que os clientes sejam mantidos 100% seguros. Explicou que o carácter indetectável das criptomoedas criaria um obstáculo a ultrapassar para proteger o consumidor. A decisão veio como uma mudança de opinião do presidente da Interactive Brokers, que já havia insistido que o Bitcoin e outras criptomoedas devem ser mantidos longe da economia real. A empresa ainda não especificou exatamente quais criptomoedas serão usadas na abertura das negociações.

Reguladores bancários recomendam regras rígidas para criptomoedas

O Comitê de Supervisão Bancária da Basileia recomendou na quinta-feira que as instituições bancárias precisam estabelecer regras rígidas para as criptomoedas para evitar arriscar todo o sistema financeiro. O comitê, que é composto por reguladores de todo o mundo, está propondo que os bancos tomem uma abordagem rigorosa e conservadora no engajamento das criptomoedas. A proposta permitiria que os bancos reservassem uma cobertura financeira obrigatória para se proteger da perda potencial de 100% dos ativos investidos em criptomoedas.

O grupo de reguladores também alertou que, embora os bancos não tenham atualmente ampla exposição às criptomoedas, sua natureza crescente está destinada para criar instabilidade e aumentar os riscos a que os bancos estão expostos. Embora as regras sugeridas para cripto sejam surpreendentemente rigorosas, o comitê propôs um conjunto diferente de regulamentos para stablecoins.

Os regulamentos seriam menos restritivos e semelhantes às regras existentes. O comitê com sede na Suíça não incluiu nenhuma recomendação para CBDCs e afirmou que, considerando que o espaço cripto está em constante mudança, mais consultas serão realizadas antes de se chegar a uma conclusão sobre as regras.

DoJ recupera $2,3 milhões em criptomoedas pagas a hackers da Colonial Pipeline

Autoridades dos EUA relataram durante uma entrevista coletiva na segunda-feira que recuperaram $2,3 milhões em criptomoeda paga pela Colonial Pipeline enquanto a empresa recebia um resgate no mês passado. O Departamento de Justiça disse que conseguiu retomar parte do Bitcoin pago ao Darkside (um grupo de hackers russo) no incidente.

Falando durante o briefing, a procuradora-geral adjunta, Lisa Monaco, disse que eles simplesmente seguiram o dinheiro até o ponto de recuperação. Além disso, ela prometeu que o governo usaria seus recursos para fazer essas tentativas criminosas cada vez mais caras e menos benéficas para os atacantes. No mesmo briefing, o agente especial assistente encarregado do FBI, Elvis Chan, explicou aos repórteres que os criminosos estrangeiros utilizam a infraestrutura americana, dando aos Estados Unidos uma margem legal para recuperar ativos.

No mês passado, o CEO da Colonial Pipeline disse ao The Wall Street Journal que a empresa optou por cumprir o pedido de resgate de $4,4 milhões, pois não tinha conhecimento da extensão da intrusão e por quanto tempo isso paralisaria as operações. No entanto, a empresa tomou medidas para informar as autoridades competentes.

Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.