Relatório semanal: a capitalização do mercado de criptomoeda recupera o nível de $2 trilhões

Relatório semanal: a capitalização do mercado de criptomoeda recupera o nível de $2 trilhões

By Harshini Nag - min. de leitura

Aqui estão as principais manchetes das notícias sobre criptomoedas que você não pode perder nesta semana

XRP atinge $1 enquanto a GME Remittance se junta à RippleNet

Um dos maiores bancos de remessas da Coreia do Sul, o Global Money Express (GME) juntou-se ao Ripple no início desta semana num movimento que deve ajudar o Ripple a expandir as remessas entre a Coreia do Sul e a Tailândia. O GME afirmou que a parceria ajudará a instituição a se conectar com os clientes existentes, ao mesmo tempo em que adiciona corredores de remessas adicionais em toda a região.

A parceria, facilitada pela SBI Ripple Ásia, é a mais recente na lista de instituições financeiras coreanas que anunciaram integrações com a RippleNet. O crescente interesse da Ripple no corredor pode ser atribuído ao número de transações entre a Coreia do Sul e a Tailândia via RippleNet, aumentando duas vezes ao longo de um ano.

O anúncio levou a um aumento no preço do token XRP nativo da Ripple. A sexta maior criptomoeda do mundo recuperou o preço de $0,90 em 11 de agosto, antes de chegar brevemente a $1 ontem. O XRP está sendo negociado a $0,99 no momento em que este documento foi escrito. O aumento do preço também empurrou o XRP além do valor de mercado de $40 milhões, marcando outro marco para a criptomoeda.

Apesar dos problemas legais de Ripple com a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), a empresa continua se expandindo e crescendo, especialmente na região do Pacífico Asiático. O forte impulso do cliente na região levou ao crescimento de uma transação ano a ano de 130%, uma melhoria que pode ser atribuída às novas parcerias da Ripple.

Senado dos EUA aprova projeto de infraestrutura sem votar as emendas pró-criptomoeda

Em uma reviravolta decepcionante para a comunidade cripto, o Senado dos Estados Unidos aprovou o projeto de infraestrutura com uma votação de 69-30 esta semana. O projeto tem como objetivo arrecadar cerca de $28 bilhões nos próximos dez anos, aumentando as exigências de relatórios fiscais para corretores de ativos digitais. O projeto de lei, se implementado em sua forma atual, deve ter sérias ramificações para criptomoedas, validadores e desenvolvedores de carteiras.

O setor cripto recuou na conta de infraestrutura de $1 trilhão, afirmando que a definição de corretores na conta é muito ampla. Apesar das inúmeras tentativas de lobby, o Senado se recusou a votar a emenda de compromisso bipartidária que foi introduzida para limitar o que o projeto classificou como corretores de criptomoedas.

Os defensores da criptomoeda continuam a apontar que, sem ajustes, o projeto de lei prejudicaria significativamente a inovação nos Estados Unidos e empurraria os negócios de criptomoeda para o exterior, pois estabelece padrões de relatórios inatingíveis.

No entanto, a esperança ainda permanece para a indústria cripto, já que a Câmara dos Representantes tem a última palavra sobre a finalização da redação do projeto. Vários membros já expressaram seu descontentamento com o texto atual.

Mercado de criptomoeda recupera valor de mercado de $2 trilhões após 3 meses

O valor total das criptomoedas em circulação atingiu $2 trilhões nesta semana, depois que o Bitcoin atingiu o nível de preço de $45.000. A capitalização de mercado é um dos principais indicadores da saúde da indústria cripto e recuperar a marca de $2 trilhões após três meses oferece evidências significativas de que as tendências de baixa, que apareceram no início de junho, foram superadas.

Na última semana, o mercado de criptomoeda cresceu mais de 25%, adicionando $400 bilhões ao seu valor total. A criptomoeda número um do mundo está sendo negociada atualmente a $46.272, um grande aumento em relação ao valor de $40.946 na semana passada, levando a um forte impulso de alta no mercado.

O aumento do preço do Bitcoin estendendo-se ao mercado mais amplo pode ser visto como uma indicação da chegada de uma temporada de altcoin. 14 das 100 principais criptomoedas, incluindo IoTeX (IOTX), WINk (WIN) Dent (DENT), Internet Computer (ICP) e Ravencoin (RVN), superaram o Bitcoin em mais de 3%.

Os mercados continuaram a reter o viés de alta, apesar das preocupações com o projeto de infraestrutura do Senado dos EUA. A recuperação pode ser atribuída ao crescente interesse de investidores institucionais, ao aumento do financiamento de risco para criptomoedas e ao acúmulo crucial de criptomoedas por investidores de varejo, entre outros fatores.

Índia revelará seu modelo CBDC até o final de 2021

O vice-governador do Reserve Bank of India (RBI), T. Rabi Sankar, afirmou que o banco central pode lançar um modelo de sua Moeda Digital do Banco Central (CBDC), a Rúpia Digital, até o final deste ano. Com relatos da iminente proibição da criptomoeda na Índia, o interesse em CBDCs pode atuar como uma ferramenta para blockchain e adoção de criptomoeda no segundo país mais populoso do mundo.

Falando na conferência de imprensa da comissão de política monetária, Sankar explicou que o RBI estava em processo de avaliação do “escopo, tecnologia, distribuição e mecanismo de validação” para o CBDC. Ele acrescentou ainda que o banco central estava trabalhando numa estratégia de implementação em fases para a Rúpia Digital, para garantir pouca ou nenhuma interrupção do sistema bancário da Índia.

A Índia é o último de uma lista de governos que começaram a trabalhar ativamente para desenvolver suas próprias moedas digitais. A União Europeia divulgou recentemente o relatório Digital Euro avaliando as opções de design que podem permitir a interoperabilidade do CBDC com a ECB Fiat Systems, enquanto os Estados Unidos também estão num processo inicial sobre projetos-piloto para o dólar digital.

O hacker do Poly Network devolve todos os fundos roubados após executar o maior ataque conhecido de DeFi

Em um ataque alarmante ao mundo DeFi, hackers desconhecidos exploraram o protocolo cross-chain Poly Network e roubaram um total de $600 milhões em ativos da Binance Chain, Ethereum e da rede Polygon. O ataque, devido a uma vulnerabilidade entre chamadas de contrato, é o maior exploit DeFi até hoje.

Em um desenvolvimento surpreendente, os hackers se comunicaram com a equipe da Poly Network por meio de registros de transações no Ethereum e expressaram seu desejo de devolver a maior parte dos fundos roubados. O projeto anunciava que as ações constituíam “comportamento chapéu branco”. Quase $258 milhões de ativos cripto roubados foram devolvidos pelo hacker até agora, com negociações em andamento com a equipe da Poly sobre o resto.

À medida que a popularidade da indústria de DeFi aumentou, também aumentaram os ataques com hackers que recebem retornos atraentes para executar violações de protocolo DeFi.