Relatório mensal: principais senadores dos EUA apresentam novas diretrizes sobre criptomoedas numa tentativa de financiar o acordo de infraestrutura

Relatório mensal: principais senadores dos EUA apresentam novas diretrizes sobre criptomoedas numa tentativa de financiar o acordo de infraestrutura

By Sam Grant - min. de leitura

De crowdfunding a regulamentos de criptomoeda, aqui está uma recapitulação das principais notícias da última semana de julho

Tether sob investigação por possível fraude

A Bloomberg informou na segunda-feira que Tether estava sob investigação pelo Departamento de Justiça (DOJ) por suas ações durante os primeiros dias da empresa no setor cripto. Citando três pessoas bem informadas, mas que preferiram permanecer anônimas, a mídia explicou que os executivos da Tether poderiam ter enganado os bancos ao não divulgar intencionalmente que os fundos transacionados estavam associados à criptomoeda.

No entanto, Tether negou qualquer verdade à notícia, explicando que continua empenhada em abrir o diálogo com as autoridades competentes. As dúvidas em torno do Tether vieram à tona anteriormente quando clientes e especialistas no espaço cripto determinaram que a empresa reservava a maior parte de seu apoio para papel comercial, causando incerteza sobre se o Tether tinha dólares suficientes para apoiá-lo, como afirmava.

A polêmica cresceu em fevereiro, quando a procuradora-geral de Nova York, Letitia James, revelou que Tether havia mentido sobre ter todo o seu portfólio de criptomoedas apoiado por decreto. No momento, o Tether estava sendo investigado devido a suspeitas de que havia movimentado dinheiro para cobrir perdas de milhões de dólares. Após a investigação, um acordo de $18,5 milhões contra Tether foi alcançado. O tether desempenha um papel único no ecossistema de ativos digitais e, portanto, qualquer ação do DOJ afetaria o mercado, considerando que é atualmente o terceiro maior token de criptomoeda por valor de mercado.

Binance vai interromper negociação de margem em relação ao euro, libra e dólar australiano

Em um movimento de advertência na segunda-feira, a Binance anunciou que interromperia as negociações de margem para pares cripto com o dólar australiano, a libra esterlina e o euro a partir de 10 de agosto. Binance irá fechar automaticamente todas as posições abertas, cancelar os pedidos restantes e, em seguida, remover todos os pares afetados dois dias depois.

No início da semana, o CEO da Binance, Changpeng Zhao, revelou que, desde 19 de julho, a empresa começou a executar novas regulamentações que reduziram os limites de negociação de margem de 100 vezes inicial para 20. As regras foram implementadas inicialmente para novos usuários, mas Zhao disse que o plano era implementá-las continuamente para incluir os usuários existentes.

A Binance está fazendo mudanças enquanto tenta se desviar de toda a atenção regulatória que tem recebido de vários países em todo o mundo. No início deste mês, a empresa disse que estava encerrando o suporte para seus tokens de ações, que também foram questionados por reguladores que consideraram que os tokens foram oferecidos ilegalmente.

Acordo bipartidário de infraestrutura do Senado busca estabelecer taxas sobre criptomoedas

Um acordo bipartidário de infraestrutura no Senado dos Estados Unidos planeja lucrar com a tributação de transações em criptomoedas e, como tal, veria regulamentações mais exigentes sobre os investimentos em ativos digitais. O acordo exigiria um pacote de $550 bilhões para facilitar o desenvolvimento em áreas como a indústria de transporte – e a criptomoeda está sendo apontada como uma fonte potencial dos fundos necessários.

A CoinDesk informou na quarta-feira que determinou em um informativo que o novo projeto de lei propunha aumentar os requisitos de relatórios em torno da criptomoeda para ajudar a gerar $28 bilhões. No entanto, o relatório não especificou o período em que toda a soma seria distribuída. O folheto informativo sugeria que o projeto de lei proposto exigiria que todas as empresas relatassem transações acima de $10.000 ao Internal Revenue Service.

Já se sabe há algum tempo que a criação de regulamentações para a indústria de criptomoeda é uma prioridade para o governo Biden. A proposta de orçamento do presidente Biden para 2022, lançada em maio, sugeria a ampliação dos requisitos de relatórios cripto e a inclusão da criptomoeda no aumento planejado da principal alíquota de imposto para ganhos de capital de longo prazo de 23,8% para 43,4%.

A exchange de criptomoedas FTX faz progresso em direção à neutralidade de carbono

Sam Bankman-Fried, o CEO da FTX, afirmou na terça-feira que a empresa estava avançando em direção a sua meta de neutralidade de carbono. Isso aconteceu como resultado de um compromisso que a empresa assumiu em maio: compensar sua pegada de carbono. Desde então, a FTX canalizou $1 milhão para a compra de compensações de carbono para neutralizar a emissão de carbono decorrente das atividades da empresa e outro $1 milhão para a captura permanente de carbono.

Além disso, Bankman-Fried disse que a FTX também forneceu fundos para esforços de pesquisa para combater a mudança climática. O FTX Foundation Group também lançou seu programa de clima proprietário, denominado FTX Climate, no mesmo dia. O programa ajudará a financiar políticas e iniciativas que abordem o problema da mudança climática e apoiará o estabelecimento de soluções de remoção de carbono.

Falando durante uma entrevista à CNBC Squawk Box, Bankman-Fried reconheceu que Bitcoin e Ethereum eram os maiores usuários de energia entre as criptomoedas. Ele acrescentou que o uso está destinado a diminuir à medida que os principais ativos digitais estão se mudando para cadeias menos intensivas em energia.

Criptomoedas poderiam resolver o problema dos sem bancos, de acordo com a senadora Warren

A senadora Elizabeth Warren tem sido uma cripto-cética por um tempo, mas na quarta-feira, ela fez comentários sugerindo que ela suavizou sua postura em relação aos ativos digitais. Durante uma entrevista à CNBC Squawk Box, a legisladora do Massachusetts observou que o sistema bancário atual aliena uma parte da população.

Ela lamentou que os cidadãos de baixa renda tenham sido extremamente prejudicados pelo sistema. Warren propôs que as moedas digitais e um CBDC poderiam muito bem oferecer uma solução para esse problema, citando seus baixos custos de transação, o que, como resultado, integraria mais pessoas ao sistema financeiro.

Ela ainda afirmou que a adoção da criptomoeda deve levar em conta os riscos que vêm com tal movimento e, em particular, o efeito que poderia ter sobre o sistema financeiro. Ela também argumentou que é necessário estabelecer uma regulamentação sobre criptomoedas a fim de evitar a natureza exploradora dos "big guys" do setor cripto, acrescentando que a criptomoeda, como qualquer outra forma de riqueza, precisa ser tributada.