
De acordo com dados da Bloomberg divulgados nesta quarta-feira (07), a correlação de preços entre a criptomoeda e o ouro atingiu praticamente o dobro nos últimos três meses. De acordo com as estatísticas, enquanto no último ano a relação entre o BTC e o ouro era de 0.496, de maio a julho o valor saltou para 0.837.
O que isto significa na prática?
De acordo com os cálculos feitos para se chegar a este resultado, valores de +1 indicam que há correlação perfeita entre os dois valores, e -1 completa não correlação. Com o atual resultado que a Bloomberg mostra, o Bitcoin está ganhando força diante do ouro, e pode vir a se tornar a maior fonte de investimento alternativo por parte do mercado.
O que chama atenção nestes dados é o fato de que, durante 2018, a correlação entre ambos foi aleatória. Os valores foram negociados de forma em 49% do tempo, enquanto houve uma desaceleração correlacionada em 22% do tempo e uma tendência de alta correlacionada em 28% do tempo. Mas nos últimos meses um padrão de correlação completa está se definindo.
Possíveis explicações para o fenômeno
Os dados trazidos pela Bloomberg acabam sendo interpretados como sinal dos tempos. O atual quadro mundial de tensões geopolíticas impacta diretamente na economia mostra que o BTC tem a confiança dos investidores como uma opção segura. A opinião de Jake Chervinsky, advogado especialista em criptomoedas e blockchain reflete bem esta realidade.
No início da semana, ele declarou que o Bitcoin está cumprindo com o exato papel que lhe foi conferido. Outra opinião semelhante é de Jeremy Allaire, CEO da agência de pagamentos em criptomoedas Circle. Sua afirmação é de que diante de tantas incertezas econômicas, o BTC é um mecanismo não-soberano e altamente seguro para armazenar valor existente em qualquer lugar onde a internet existe.
Outros fatores de análise importantes
Além da instabilidade econômica, várias instituições financeiras como o Banco Central da Alemanha estão adotando políticas que tornam o Bitcoin mais atraente para os mercados e a realização de investimentos. Junto com a valorização que está tendo diante do ouro, o otimismo com relação a criptomoeda tem aumentado, o que também ajuda a valoriza-la.
Em meio a todas estas circunstâncias, cabe citar também a opinião de Antony Pompliano, fundador da Morgan Creek Digital Assets. Ele destaca que o valor único do Bitcoin pode ser melhor preservado, caso a criptomoeda mantenha intacta sua correlação com o resto dos mercados, sobretudo nestes tempos de instabilidade global. São perspectivas que podem ajudar a ampliar significativamente a dominação do BTC sobre o ouro.
Fonte: Cointelegraph
Clique aqui para ler: Especialista avalia futuro do Bitcoin e outras criptomoedas a curto prazo
Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais:
- Instagram: instagram.com/oficial_guiadobitcoin/
- Telegram: telegram.me/guiadobitcoin
- Facebook: facebook.com/guiadobitcoin/