Reguladores estaduais perseguem a Celsius

Reguladores estaduais perseguem a Celsius

By Sam Grant - min. de leitura

A plataforma de empréstimo de criptomoedas Celsius está agora no radar dos reguladores de valores mobiliários do Alabama, Texas e Nova Jersey

A Celsius, uma plataforma de troca de ativos digitais, recebeu uma ordem de cessar e desistir do New Jersey Bureau of Securities na sexta-feira passada. O pedido exigia que a plataforma parasse de oferecer seus produtos cripto com juros aos clientes no estado até o mês de outubro. No mesmo dia, o Texas State Securities Board agendou Celsius para uma audiência de 14 de fevereiro de 2022, onde será determinado se a empresa será agredida com uma ordem de cessar e desistir em um assunto semelhante.

A ação regulatória do Texas e de Nova Jersey foi adicionada à ordem de demonstração do Alabama na quinta-feira, exigindo que Celsius explicasse por que não considerou a segurança de seu produto de rendimento. O governo do estado de Nova Jersey confirmou na sexta-feira por meio de um comunicado que a decisão do NJBoS foi baseada no fato de que os produtos de rendimento foram oferecidos ilegalmente, uma vez que não haviam sido registrados como títulos.

O comunicado também acrescentou que a volatilidade do mercado de criptomoeda expôs os investidores a níveis de risco mais elevados, ainda mais dado que, atualmente, não há uma supervisão regulatória bem estruturada sobre a criptomoeda. Além disso, também explicou que os títulos não registrados detinham um risco significativo porque não são obrigados a subscrever os requisitos de divulgação.

“Os investidores em ofertas não registradas, como as contas Celsius Earn Rewards endereçadas pelo pedido do Bureau, podem não receber qualquer informação sobre as estratégias de investimento específicas usadas pelo emissor para gerar retornos de investimento …”

Por sua vez, o Texas State Securities Board afirmou categoricamente que a Celsius não estava registrada como "Money Service Business" no estado, acrescentando que a empresa não era licenciada pela SEC dos EUA; portanto, suas atividades violavam a lei do Texas. O Conselho também afirmou que a falta de divulgação de informações críticas por parte da empresa para a tomada de decisão dos investidores era parte do raciocínio por trás do pedido.

A ação mais recente do estado de Nova Jersey segue a decisão de julho que impediu o estado de bloquear a BlockFi de oferecer suas contas de juros sobre rolamentos (BIAs). A empresa estava, na época, enfrentando pressão regulatória de outros estados que a enfrentavam sobre o mesmo assunto, incluindo Alabama, Texas, Vermont e Kentucky.

O escrutínio sobre os produtos de empréstimo foi intensificado, mesmo enquanto a SEC busca controlar a situação das criptomoedas. Os reguladores consideram os produtos de rendimento de criptomoedas como títulos, uma vez que funcionam quase como títulos sem garantia. Portanto, eles devem ser registrados como valores mobiliários antes de serem colocados em uso. É importante notar que esses produtos de cripto-rendimento garantem taxas de juros significativamente mais altas do que as tradicionais oferecidas pelos bancos. Celsius, por exemplo, anuncia ganhos de rendimento de até 17%, dependendo do ativo.