Regulador tailandês muda o foco para o setor DeFi

Regulador tailandês muda o foco para o setor DeFi

By Sam Grant - min. de leitura

O regulador do mercado financeiro tailandês tem um grande interesse em finanças descentralizadas

De acordo com uma história divulgada hoje pelo The Bangkok Post, a Comissão de Valores Mobiliários da Tailândia está pronta para voltar sua atenção para o espaço DeFi do país. A comissão relatou um comunicado no domingo dizendo que quaisquer atividades relacionadas ao setor DeFi podem em breve ter uma exigência de licença compulsória imposta pelo regulador.

“A emissão de tokens digitais deve ser autorizada e supervisionada pela Comissão de Valores Mobiliários, e o emissor é obrigado a divulgar informações e oferecer as moedas por meio de portais de tokens licenciados sob o Decreto de Ativos Digitais”, disse a agência reguladora.

O anúncio declara essencialmente, que quaisquer projetos DeFi, envolvendo a emissão de tokens virtuais, podem exigir a aprovação da SEC. A ação do regulador foi motivada por um projeto DeFi chamado Tuktuk Finance que estreou recentemente no Bitkub Chain. O Bangkok Post informa que o preço do token nativo da plataforma TUK subiu para “várias centenas de dólares americanos” após o lançamento, antes de cair para $1 em questão de minutos.

A atividade mutável do mercado testemunhada no domingo tem alarmado a comissão. Vale ressaltar que esta é a primeira vez que o regulador aborda formalmente uma questão relacionada à DeFi. O setor de DeFi da Tailândia tem sido em grande parte tranquilo, pois houve incerteza sobre qual órgão regulador tinha autoridade sobre o mercado.

A reação ao anúncio foi calma e positiva até agora, com um dos principais atores da indústria descrevendo-o como razoável. Niran Pravithana, executivo-chefe da AVA Advisory, está entre os poucos que comentaram o assunto, dizendo que a mudança é bem-vinda considerando que existem partes criminosas por aí, emitindo tokens fraudulentos e até manipulando os preços dos tokens.

O fundador da Tokenine, Dome Charoenyost, elogiou a ação da agência, observando que algumas seções do setor DeFi não foram adequadamente regulamentadas. Ele acrescentou que a decisão foi legal, pois a lei determina que a comissão tem autoridade de supervisão sobre a emissão de tokens.

A regulação do setor DeFi foi um impedimento em muitos países, além da Ásia, devido às várias tecnologias financeiras emergentes subjacentes. Há preocupações de que a regulação do setor na Tailândia não forneça necessariamente proteção adequada aos investidores. A maioria das transações DeFi no país não são gerenciadas por empresas locais. Além disso, no momento, a maioria dos desenvolvedores tailandeses de DeFi estão operando anonimamente.