Regulador de Nova York aprova duas novas criptomoedas lastreadas no dólar americano

Regulador de Nova York aprova duas novas criptomoedas lastreadas no dólar americano

By Chris Roper - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O Departamento de Serviços Financeiros do Estado de Nova York (DFS) anunciou hoje que autorizou a Gemini Trust e a Paxos Trust a oferecer, cada uma, sua própria moeda atrelada ao dólar americano.

Tanto o Gemini Dollar (GUSD) quanto o Paxos Standard (PAX) seriam tokens ERC20 lastreados 1:1 para dólares americano detidos em bancos localizados nos Estados Unidos e guardados pela FDIC.

Maria T. Vullo, superintendente da DFS, disse:

“À medida que o mercado de tecnologia financeira continua a evoluir, Nova York está empenhada em promover a inovação e, ao mesmo tempo, garantir um crescimento responsável. Essas aprovações demonstram que as empresas podem criar mudanças e fortes padrões de conformidade dentro de uma estrutura regulatória estatal forte que proteja as entidades regulamentadas e proteja os consumidores”.

Como parte do processo de aprovação, o regulador garantiu que cada empresa cumprisse os requisitos relativos a medidas contra a lavagem de dinheiro, o financiamento antiterrorista, a luta antifraude e a defesa do consumidor.

As empresas também devem publicar termos e condições nos sites da Gemini e da Paxos alertando os consumidores de que:

“Qualquer moeda estável e moeda fiduciária disponível no momento do resgate pode ser confiscada se tiver sido usada para atividades ilegais; qualquer moeda lastreada a uma moeda fiduciária governamental, como o dólar americano, pode estar sujeita a confisco ou apreensão por parte de uma agência de aplicação da lei no caso de haver uma ordem legal ou outro processo legal; e qualquer moeda lastreada ou fiduciária disponível em exchanges que tenha sido sujeita a congelamento, confisco ou apreensão pode estar total e permanentemente inutilizável e pode ser destruída”.