Regulador Chileno diz que moedas digitais de bancos centrais “estão a muitos anos distantes”

Regulador Chileno diz que moedas digitais de bancos centrais “estão a muitos anos distantes”

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O chefe do banco central do Chile disse que acredita que uma moeda digital emitida por um banco central pode levar “muitos anos” para se concretizar.

Mario Marcel, o governador do Banco Central do Chile, falava em um evento no Reino Unido em 29 de junho, de acordo com uma transcrição publicada pela instituição durante o fim de semana.

Durante seu discurso, Marcel abordou o tema do blockchain e distribuiu livros contabilísticos várias vezes, observando que empresas do setor financeiro estão experimentando aplicações e possíveis usos comerciais. Tomando um ponto de vista aparentemente neutro, Marcel apresentou potenciais oportunidades de DLT, como aumentar a eficiência do mercado com menor custo, bem como riscos colaterais, incluindo a volatilidade do mercado de criptomoedas e o potencial de falhas instantâneas.

Ele também mencionou o trabalho de instituições como o Banco Central do Canadá e o Banco da Inglaterra em busca de sistemas de moeda totalmente digital baseados total ou parcialmente na Blockchain. O banco central do Canadá demonstrou o seu projeto “CAD-coin” em abril do ano passado, embora depois tenha dito que não seria usado no curto prazo para substituir o serviço de pagamentos por atacado do país.

Marcel também declarou que, em sua opinião, um lançamento desse tipo de moeda digital provavelmente durará muito tempo, tendo em conta os desafios técnicos, bem como a mudança cultural mais ampla que seria estimulada em bancos centrais em todo o mundo.

“As moedas digitais de bancos centrais parecem levar inevitavelmente à substituição do papel-moeda clássico dos bancos bancos no topo de um sistema de liquidez diferenciado para o de um varejista maciço, onde a deposição pode logo se combinar com a criação de empréstimos”.

No entanto, Marcel concordou que tal inovação tecnológica não deve ser retida por regulamentos rígidos.

“De acordo com o Governador do Banco da Inglaterra, Mark Carney, as inovações da FinTech não devem ser sufocadas no nascimento”, concluiu.

Via: Coindesk
Tradução: Guia do Bitcoin