HomeRegulador australiano presta consultoria sobre produtos de investimento em criptomoeda

Regulador australiano presta consultoria sobre produtos de investimento em criptomoeda

Alice Leetham

Imagem do Bitcoin no mapa da Austrália

A ASIC deseja estabelecer quais criptomoedas são adequadas para ETPs e como elas podem ter preços e custódia confiáveis

A Australian Securities and Investment Commission (ASIC) publicou hoje um documento de consulta sobre como os produtos de investimento que fornecem exposição a ativos de criptomoedas podem atender às expectativas regulatórias existentes. Os participantes do mercado são convidados a fornecer feedback sobre o documento, que é intitulado Cripto-ativos como ativos subjacentes para ETPs e outros produtos de investimento.

O regulador notou na Austrália um aumento no interesse em produtos negociados em bolsa (ETPs) lastreados em criptomoedas e, portanto, está considerando seus riscos. As principais questões que estão sendo consideradas são quais ativos digitais são mais adequados para ETPs e como eles podem ter um preço confiável e estar em conformidade com os regulamentos sobre custódia, gerenciamento de risco e divulgação.

Em termos de determinação da adequação de ativos digitais subjacentes para ETPs, a ASIC propõe trabalhar com licenciados do mercado australiano para estabelecer se o ativo tem a disposição dos prestadores de serviços, o apoio de instituições, um mercado à vista maduro, um mercado de futuros regulamentado e um mercado robusto e mecanismo de preços transparente.

A comissária da ASIC, Cathie Armour, explicou: “As propostas estabelecem boas práticas para operadores de mercado e emissores de produtos em relação a ETPs de ativos digitais e outros veículos de investimento que oferecem aos investidores de varejo exposição a ativos cripto.”

O documento também faz propostas sobre boas práticas para custodiantes de ativos cripto. Isso inclui o armazenamento de chaves privadas em dispositivos de hardware isolados, adotando uma abordagem com várias assinaturas e os custodiantes devem ter infraestrutura e experiência em criptomoedas.

O Comissário Armor acrescentou: “Os operadores de mercado e emissores de produtos precisam estar atentos ao cumprimento de suas obrigações regulatórias existentes ao criar, operar e permitir tais produtos, para que possam ser facilitados de uma forma que mantenha a proteção do investidor e os mercados justos, ordenados e transparentes da Austrália.”

A Austrália tem sido bastante progressista em termos de regulamentação de criptomoedas. Embora o imposto sobre bens e serviços do país tenha anteriormente submetido as criptomoedas à dupla tributação, isso foi alterado em 2017, quando as criptomoedas foram declaradas legais e tratadas como propriedade sujeita a imposto sobre ganhos de capital

As criptomoedas também estão sujeitas à Lei de Financiamento Contra a Lavagem de Dinheiro e Contra o Terrorismo de 2006, que exige que as criptomoedas sejam registradas no Digital Currency Exchange Register e que verifiquem e mantenham registros de seus usuários.

Uma regulamentação mais clara provavelmente será bem-vinda na Austrália, onde um relatório no início deste mês mostrou que a adoção da criptomoeda está crescendo. Um sexto dos australianos agora possui criptomoeda – um aumento de 42% desde o início do ano – mas o risco ainda é o maior impedimento.

Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.