Rede Ethereum em alta após notícia favorável

Rede Ethereum em alta após notícia favorável

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

 

guia

IPFS, um protocolo hipermídia p2p baseado na Blockchain, está lançando oficialmente sua rede de web baseado em Ethereum, explicando que o motivo é a “comunidade de desenvolvedores de suporte da rede Ethereum e seus vários recursos inovadores.”

A Filecoin, uma rede de armazenamento de dados e moeda digital concebida para o protocolo IPFS, foi desenvolvido em 2014 na rede Bitcoin para operar como a fundação do protocolo de distribuição de hipermídia que permite aos usuários organizar, distribuir, analisar e armazenar informações de uma forma mais transparente baseada na tecnologia da rede inalterável da Blockchain.

Protocolo Labs, é a equipe por trás do desenvolvimento de IPFS e Filecoin, inicialmente começou o desenvolvimento do protocolo IPFS na rede Bitcoin com intuito de utilizar a sua imutabilidade e medidas de segurança sem precedentes.

Criada para a Bitcoin

Na fase inicial de desenvolvimento, a sinergia entre a rede Bitcoin e protocolo IPFS levou ao surgimento de vários casos de uso, o que permitiu o protocolo operar como uma rede de web distribuída pela criptografia hash cada arquivo incorporado na rede Blockchain.

A segurança da rede Bitcoin concedeu a IPFS infra-estrutura imutável necessária para realizar operações vitais, como o armazenamento de dados inalteráveis, removendo arquivos duplicados em toda a rede e acesso aos nós para procurar arquivos na rede.

A infra-estrutura baseada em Blockchain em todo o protocolo significava que iria realizar operações de forma mais eficiente que as alternativas existentes, com custos mais baixos e largura de banda. O IPFS afirma que as empresas com grandes quantidades de dados podem potencialmente salvar milhões em largura de banda com uma abordagem peer-to-peer.

Migrada para Ethereum

No entanto, o IPFS decidiu migrar para a rede Ethereum após reconhecer uma diferença significativa nas comunidades de desenvolvimento entre as duas redes. A equipe de desenvolvimento IPFS acredita que a comunidade de desenvolvimento unificada e altamente funcional da rede Ethereum é um dos maiores atrativos da rede e acabará por afetar o protocolo IPFS em uma ampla gama de fatores.

O co-diretor da initc3 e professor da Unv. Cornell Emir Gun Sirer, após o anúncio da IPFS enfatizou a importância de uma comunidade ativa de desenvolvimento:

Fonte: cointelegraph.com