Receita da rede Ethereum a caminho de eclipsar o recorde atual

Receita da rede Ethereum a caminho de eclipsar o recorde atual

By Sam Grant - min. de leitura
Imagem representativa da moeda ETH descansando em uma placa-mãe

É meados de maio, mas a receita de transações na rede Ethereum para o 2º trimestre está definida para superar o valor definido no 1º trimestre.

A receita da rede Ethereum para maio estimulou os lucros dos mineradores como nunca antes e atualmente parece que excederá o recorde mensal atual. O aumento acentuado é atribuído às altas taxas de transação e à crescente demanda pela rede. O uso da rede do Ethereum tem aumentado nos últimos meses, com níveis supostamente próximos de congestionamento.

De acordo com dados da plataforma de análise cripto CoinMetrics, as taxas de transação registradas para este mês estão quase atingindo o pico, faltando cerca de duas semanas.  Projeta-se que o valor mensal quebrará o recorde de todos os tempos de $722 milhões, estabelecido em fevereiro deste ano, a esta taxa atual. As estatísticas também mostram que, se essa tendência continuar para as próximas semanas, a receita global da rede para o segundo trimestre ultrapassará $1,7 bilhão em valores de ETH estabelecidos no primeiro trimestre de 2021.

As taxas de transações na rede Ethereum dependem parcialmente do número de transações que estão sendo processadas. Os dois são diretamente proporcionais com outro terceiro fator, o preço ETH, determinando o valor final. Os dois elementos aumentaram, o que agora está sendo refletido em altas taxas de transação sendo registradas.

Embora o preço do par de moedas ETH/USD tenha caído nos últimos cinco dias, recentemente viu um aumento para um máximo de todos os tempos de $4.362 na última quarta-feira, de acordo com o Coinmarketcap.

O Ethereum, no momento da escrita, está sendo negociado a $3.487,82, queda de 1,72% nas últimas 24 horas. Vale ressaltar que apenas um número finito de transações pode ser concluído em um determinado momento. Com a rede se aproximando de seus limites de capacidade, um novo registro de taxas de transação em breve dependerá apenas do preço do Ether e da disposição dos usuários de criptomoedas para incorrer em taxas de gás mais altas.

Tenha em conta que a projeção anterior é baseada no modelo de receita atual. No entanto, este modelo está definido para mudar com o Ethereum Improvement Proposal (EIP) -1559 e atualizações de rede Ethereum 2.0 ao virar da esquina. A próxima atualização da rede ‘London’ programada para 14 de julho contará com o controverso EIP-1559, que pretende automatizar os preços do gás e queimar a taxa em vez de encaminhá-la aos mineiros.

Pelo lado positivo, porém, ajudará significativamente a descongestioná-la na rede. Também reduzirá a oferta de Ether, o que, por sua vez, levará a uma maior demanda. Os usuários da rede Ethereum provavelmente não sentirão o impacto da nova atualização até que o novo Ethereum 2.0, que usa o mecanismo de prova de participação, seja implementado totalmente.