HomeRaiden Network: A Lightning Network da rede Ethereum

Raiden Network: A Lightning Network da rede Ethereum

Hassan Maishera

Fonte: hacked.com

Texto extraído da Escola do Bitcoin

Muito é falado atualmente sobre a Lightning Network, uma rede paralela à blockchain do Bitcoin que tem como objetivo garantir transações instantâneas, com taxas ainda mais baixas do que as de hoje. Acontece que está sendo desenvolvida uma solução bastante similar, só que direcionada à rede Ethereum e ela não está recebendo a verdadeira atenção que merece: a Raiden Network.

Em ambas as criptomoedas, existem limitações técnicas que as impedem de ser adotadas em massa; suas redes não suportariam, em seu atual estado, um fluxo muito elevado de transações. No caso do Bitcoin, por exemplo, o ativo alcançou a marca de 350 mil transações não confirmadas em meados de dezembro do ano passado. Com isso, as taxas de transação se tornaram tão altas que seus investidores se viram obrigados a migrar para outros ativos que não sofreram tão fortemente com o gargalo da rede. A Raiden Network, assim como a Lightning Network, é tida como uma das maiores soluções para o problema de escalabilidade da Ethereum.

De acordo com o site oficial da ICO, blockchains em geral não são escaláveis o suficiente, limitando-as a um valor fixo de transações por segundo. A Ethereum consegue realizar aproximadamente 10 transações por segundo e soluções de curto prazo que estão sendo implementadas na rede não são suficientes para sustentar o tão desejado crescimento mainstream do ativo. Os desenvolvedores afirmam que a Raiden Network faz com que transferências realizadas através de sua rede em desenvolvimento serão tão rápidas quanto mandar uma mensagem de texto.

Trata-se de uma rede off-chain, paralela à blockchain da Ethereum, que, traduzindo em miúdos, autenticará transações antes mesmo da própria blockchain da Ethereum, garantindo, inclusive, a capacidade de realizar microtransações não permitidas hoje pela rede original.

 

A tecnologia será compatível com ERC-20, o que significa que todos os tokens baseados na rede Ethereum poderão usufruir da Raiden Network, não somente o Ether (ETH). Segundo o FAQ do projeto, apesar de ainda estar em desenvolvimento, a rede já está funcionando e pode ter sua eficiência avaliada.

Curiosamente, assim como a Lightning Network, a Raiden Network não recomenda sua utilização para transações de grande volume. Nesses casos, o ideal é realizar a transferência diretamente pela blockchain da Ethereum. Pode ser que isso seja modificado no futuro, mas, por ora, as baleias devem evitar a tecnologia.

Ainda não há uma data de lançamento prevista para a Raiden Network. O palpite deste humilde escriba que vos fala é: coincidirá com o da Lightning Network.

Confira o vídeo abaixo e saiba ainda mais sobre a Raiden Network:

Quer aprender a operar?

Acesse o site da Escola do Bitcoin e agende sua aula! Promoção de 50% em nossos cursos. Regulamento em nosso site. Não perca! Confira também nossa consultoria personalizada de cripto-ativos! Não caia na malha fina do Imposto de Renda!

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.