Recente queda nos preços das criptomoedas pode ter sido manipulação de mercado

Recente queda nos preços das criptomoedas pode ter sido manipulação de mercado

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A RoninAi, uma empresa de software IA com foco em transações de criptomoedas, publicou relatórios que indicam manipulação do mercado como sendo a causa pela recente queda nos preços das criptomoedas.

Aconteceu uma forte desvalorização nesta quarta-feira, depois da divulgação de uma “fake news” onde afirmava que o gigante financeiro, o Goldman Sachs, cancelou seu plano de abrir uma “mesa de negociação de criptomoedas”. A capitalização das criptomoedas caiu US $ 12 bilhões.

De acordo com o relatório da RoninAi, houve uma negociação de venda de 10.000 Bitcoins, algo em torno de US $ 74 milhões, dois dias antes do anúncio da “fake news” sobre a Goldman sachs. Após o anúncio da “fake news” o mercado recebeu uma enxurrada de vendas atingindo em cheio o preço das criptomoedas, fazendo-o despencar cerca de US $1000 dólares em 24 horas.

Algumas especulações sugerem que a própria Goldman Sachs esteve por trás dessa manipulação, se preparando para manipular o mercado de criptomoedas, vendendo os 10.000 Bitcoin dois dias antes de anunciar falsamente que estaria cancelando os planos para uma nova “mesa de cripto”.

Manipulação

A manipulação por parte da Goldman Sachs são só palpites que surgiram numa busca para tentar entender o motivo da desvalorização das criptos. No entanto dados da RoninAi provam que realmente aconteceu uma forte e arquitetada “manipulação no mercado de criptomoedas”.

A empresa analisou indicadores técnicos e encontrou um comportamento incomum pouco antes da grande desvalorização ocorrida na quarta-feira. Um desses indicadores, o indicador de sentimento social “aumentou ocasionalmente” pouco tempo antes do crash nos preços.

Os gráficos demonstram, que o sentimento social, subiu em três momentos, além se seus níveis normais durante as poucas horas que precederam a queda do preço.

10 a 15 minutos antes da queda nos preços, o indicador “sentimento social” mostrou 3 altas no desvios padrão antes do crash.

O histórico nos dados demonstram que uma queda como essa não é um evento comum do mercado. Os desvios só acontecem em cerca de 0,3% dos casos.

“Analistas acreditam fortemente que isso seja uma manipulação de mercado ou insider trading, mas preferem não afirmar com certeza, por razões óbvias ” disse um relatório da CCN.

Outra teoria diz que a recente queda tem ligação com os contrato “Bitcoin Futures”:

Outro fator a ser observado é o vencimento em 31 de agosto do contrato futuro BTCQ18 da CME, que influenciou um aumento nos preços, levando o Bitcoin a subir de cerca de US $ 6.850 para US $ 7.380. A liquidação desse contrato estava marcada para 6 de setembro. Também é provável que seja parte de uma tendência maior, onde o mercado de futuros é usado para manipular o preço do Bitcoin “, disse um relatório da Cryptovest.

Os contratos futuros de Bitcoin buscam aumentar a liquidez e diminuir a volatilidade, podem ser mais benéficos para os grandes investidores, ajudando-os a aumentar seus saldos, diminuindo a participação dos pequenos investidores.

Todas essas acusações de manipulação demonstram a urgência das regulamentações no mercado de criptomoedas, afim de torná-lo sólido e seguro para todos os investidores.

Guia do Bitcoin