Queda de energia interrompe temporariamente serviços da Bitfinex

Queda de energia interrompe temporariamente serviços da Bitfinex

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Na tarde desta sexta-feira, a Bitfinex deu um susto em uma boa parte da sua comunidade e rendeu alguns bons memes durante o processo. Tudo porque a exchange anunciou no Twitter de forma inesperada que um de seus provedores teve uma queda de energia que acabou desativando as operações de saque e depósito.

“Por causa de uma falta de energia em um dos nossos provedores nós temporariamente pausamos depósitos e saques. Fundos estão seguros em carteiras frias. A situação vai voltar ao normal assim que possível (Tempo estimado 3/4 horas). Pedimos desculpas pelo inconveniente.”

Claro, como em todo bom anúncio do tipo, várias pessoas começaram a comentar fotos de Carlos Matos (famoso garoto propaganda da Bitconnect) e também a fazer comparações com a Cryptopia, que depois de uma manutenção inesperada acabou falindo de vez e prejudicou milhares de clientes.

Para acalmar os ânimos dos usuários, o CTO da exchange, Paolo Ardoino, postou links para as hot wallets da exchange, para provar que nenhuma negociação estava sendo feita e que os tokens estavam bem seguros.

Pode parecer um exagero desconfiar tanto de uma exchange que simplesmente encontrou um problema inesperado. Porém, a Bitfinex e a Tether (empresas ligadas) estão no foco do criptomercado depois de vários problemas em relação a uma transação que foi realizada para cobrir prejuízos da corretora e as duas partes tentaram omitir.

Na surdina, a Bitfinex retirou $850 milhões de dólares em Tether para cobrir um prejuízo de um empréstimo e “fingir que nada aconteceu.” Isso fez com que a comunidade passasse a desconfiar que a exchange pudesse fazer a mesma coisa novamente, dessa vez com os fundos nas hot e cold wallets.

No fim da tarde a exchange anunciou no Twitter que as opções de saque e depósito foram retomadas normalmente.