Quase metade do Bitcoin em circulação não se move há dois anos

Quase metade do Bitcoin em circulação não se move há dois anos

By - min. de leitura
Mesa de um trader

Os investidores de varejo provavelmente estão comprando suprimentos para se proteger contra desacelerações econômicas

Mais de 60% da oferta de Bitcoin não foi movida em mais de um ano, mostraram dados.

De acordo com o fornecedor de análises on-line Glassnode, 42% da oferta de Bitcoin permaneceu em endereços de carteira nos últimos dois anos ou mais.

Embora o preço do Bitcoin não tenha conseguido conquistar US $ 10,5 mil após várias tentativas este ano, os dados sugerem que os detentores de Bitcoin encararam a criptomoeda como um hedge após as turbulências econômicas e as quedas do mercado.

A Glassnode também compilou dados mostrando que outros 28% do suprimento circulante não se movem há mais de três anos.

Bitcoin vendo um influxo de investidores de varejo

As lutas de preços do Bitcoin abaixo de US $10.000 em 2020 também não foram ajudadas pela entrada de novos investidores de varejo. A queda desta semana para US $8.900 coincidiu com um afluxo de comerciantes de varejo interessados em entrar no mercado de criptomoedas.

Segundo dados on-chain, a rede Bitcoin testemunhou um aumento nos novos endereços de carteira. De acordo com as estatísticas, o número de carteiras que agora detêm pelo menos 0,1 bitcoins (valendo cerca de US $941 a preços vigentes) superou três milhões.

Fig 1: O interesse do varejo em Bitcoin é recorde, de acordo com este gráfico. Fonte:Glassnode

Notavelmente, os dados do Glassnode também mostram que o número de endereços Ethereum com pelo menos 0,1 Ether ultrapassou recentemente a marca dos três milhões. O crescimento representou um aumento saudável de 10,9% em 2020.

Em uma entrevista à Bloomberg TV recentemente, o CEO da Kraken, Jesse Powell, atribuiu o aumento nas contas a “fundos de hedge, gerentes de patrimônio, investidores de varejo e traders de dia“.

Ele acrescentou que o espaço da criptomoeda “viu pessoas fazendo suas verificações de estímulo e lançando-as no Bitcoin“.

Preço do Bitcoin

O Bitcoin caiu 0,3% no momento da escrita, com o S&P 500 e outros principais índices de ações registrando perdas semelhantes no dia. O S&P 500 caiu 0,06% e o Dow -0,07% no dia.

A correlação, se for o caso, sugere que uma corrida de alta para o mercado de ações poderia ver o Bitcoin em posições semelhantes ao que foi visto em março, quando as criptomoedas caíram e subiram em conjunto com as ações.

Fig 2: gráfico mostrando a comparação do Bitcoin e do S&P 500. Fonte:TradingView

No entanto, desde então, os mercados de ações subiram 44% e 48% para a S&P e a Dow, respectivamente. Com os mercados ficando verdes, uma mudança para um mercado altista também teria grandes vantagens no Bitcoin – que aumentou mais de 140% desde os mínimos de 12 de março de US $3.800.

O índice de preços do Bitcoin está em US $9.411 no momento da redação deste artigo, conforme mostrado em Coin360.com