HomeQual moeda vale mais? Dólares, euros ou reais?

Qual moeda vale mais? Dólares, euros ou reais?

Benson Toti

Em tempos de globalização é fundamental ficar atento aos valores das principais moedas mundiais, entre eles o dólar e o euro, já que os seus valores influenciam largamente os custos de vida no Brasil e em outros países do mundo. Pelo fato das economias dos países estarem cada vez mais interligadas e interdependentes, o que acontece com uma moeda acaba sempre afetando outra. Mas de uma maneira geral, os valores de todas as moedas funcionam de acordo com a lei da oferta e da procura.

Ou seja, no Brasil, o dólar e o euro vão variar seguindo a seguinte lei: quanto mais dólares ou euros há em circulação, mais baratos eles ficam e quanto menos dólares ou euros há, mais caros eles ficam. O mesmo também acontece com as criptomoedas, tal como os Bitcoins e os Ethereums, por exemplo. Essa é a lei que rege a economia de um modo geral e nenhuma moeda consegue escapar dela, seja ela física ou digital.

A lei da oferta e da procura do dólar e do euro e o Brasil 

No final dos anos 2000, o mundo entrou em crise devido a uma bolha no setor imobiliário dos Estado Unidos, levando para baixo as outras economias fortes, principalmente as economias dos países europeus, como a Inglaterra por exemplo, a qual tem vários negócios com os EUAs.

Nessa época, pelo fato do Brasil ser um país ainda em desenvolvimento, ele teve um crescimento econômico: passou a receber investimentos e começou a crescer, assim como outros países emergentes, como China, Rússia e Índia, os quais compõem o BRIC. O Brasil passou a receber mais dólares e mais euros, e essas moedas ficaram mais acessíveis, chegando aos valores de em média 2,50 reais.

Quando os Estados Unidos se recuperaram e os países europeus também, o Brasil acabou perdendo parte dos investimentos e do crescimento. Sendo assim, havia menos dólares e menos euros circulando na economia brasileira. Dessa maneira, essas moedas começaram a crescer e hoje chegam na casa dos 3.50/4 reais.

Vale ressaltar que são diversos pontos que interferem na oferta dessas moedas, já que há questões políticas que interferem nos investimentos realizados, por isso não é tão simples quanto parece. A economia de um país tem vários fatores determinantes para o seu sucesso e para o seu fracasso. Um desses fatores é Banco Central de cada país, o qual pode tomar várias atitudes para controlar o preço das moedas estrangeiras dentro do seu país, controlando a sua oferta e a sua demanda.

Imagem: Proportion of world (countries with data) nominal GDP for the countries with the top 10 highest nominal GDP in 2010 from 1980 to 2010 with IMF projections until 2016. Countries marked with an asterisk are non-G8 countries. Grey lines show actual US dollar value in trillions. Data from IMF World Economic Outlook database at https://www.imf.org/external/pubs/ft/weo/2011/01/weodata/WEOApr2011all.xls by Cmglee via Wikimedia (CC BY-SA 3.0)

Qual é o valor do dólar hoje? 

Entre os anos de 2005 até 2018, o dólar subiu devido ao enfraquecimento da economia brasileira que teve o seu ápice em 2016.

O valor do dólar está sempre variando, por isso é preciso chegar o valor do dólar em tempo real. Uma das melhores ferramentas para checar o valor do dólar comparado com o valor do real é pelo Câmbio Uol, uma ferramenta gratuita. Como visto acima, a cotação e o valor do dólar hoje para compra estão em torno dos 3.50 e dos 4 reais. Ou seja, um valor bastante elevado, por isso não é um bom momento para comprar dólar.

Qual é o valor do euro hoje? 

Entre os anos de 2005 até 2018, o euro subiu também devido ao enfraquecimento da economia brasileira que teve o seu ápice em 2016.

Assim, como acontece com o dólar, o valor do euro também está sempre variando e é preciso chegar ao valor do euro em tempo real, usando também o Câmbio Uol para ter uma ideia geral do que esperar.

Ainda como foi visto acima, a cotação e o valor do euro hoje para compra estão em torno dos 4 reais, chegando até mesmo ultrapassar esse valor.

De maneira geral, para quem quer investir em moedas, ou seja, trocar dólar por reais ou trocar euro por reais,  é preciso diversificar, essa é a maneira mais inteligente de lidar com esse mercado de câmbio. Dessa forma dá para lucrar com tanto com a variação do dólar, como também com a variação do euro. Quando as moedas ficam mais baratas é tempo de comprar e quando as moedas ficam mais caras é tempo de vender.

E aí: Qual moeda vale mais? Dólares, euros ou reais? 

De maneira prática, o euro vale mais que o dólar que vale mais que o real. Dessa maneira, o investimento que mais vale a pena é em euros. E como as criptomoedas entram nessa história? Bem, elas também funcionam de acordo com a oferta e a procura, e com o aumento da procura por Bitcoins o seu valor está só aumentando, por isso hoje é inteligente trocar dólar em Bitcoin, como também trocar euro em Bitcoin, se você já tiver essas moedas em mãos, já que os Bitcoins estão crescendo mais do que essas moedas que são mais estáveis. Ter dinheiro investido em dólares e em euros é sempre mais vantajoso do que ter dinheiro em reais. Há diversas fontes que afirmam que os Bitcoins vão ocupar o lugar do dólar e que também já são legítimos dentro da comunidade europeia.

Agora entenda: quem ganha e quem perde com as moedas altas? 

Quando o dólar e o euro estão altos, quem ganha são os turistas gringos que visitam o Brasil e os exportadores. Já quem perde são os importadores que precisam pagar mais caro pelos produtos, o turista brasileiro que visita outros países e os investidores nacionais que poderiam estar investindo tanto no Brasil como em outros países.

Esperamos que esse artigo te ajude a entender o câmbio do dólar e do euro, além de deixar mais claro em qual moeda investir. Não deixe de ler nossas notícias para tomar decisões mais assertivas na hora de fazer investimentos financeiros.

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.