Qual é a posição do novo secretário do Tesouro em relação ao crypto?

Qual é a posição do novo secretário do Tesouro em relação ao crypto?

By Sam Grant - min. de leitura
Uma foto de Yellen falando numa conferência de imprensa

O presidente eleito Joe Biden recentemente apresentou o nome de Janet Yellen para servir como secretária do Tesouro

A nomeação de Yellen para servir no gabinete continua pendente, aguardando a confirmação do Senado. Ela atuou como vice-presidente do Federal Reserve de 2010 a 2014 e, posteriormente, como presidente entre 2014 e 2018. O economista keynesiano enfrentará a tarefa de prevenir o colapso da recuperação econômica dos EUA.

Além de suas responsabilidades domésticas, sua posição também lhe dá alguma influência no cripto-verso, então é justo examinar sua postura em relação aos ativos digitais.

Yellen, uma monetary dove ( termo comumente usado nos Estados Unidos para descrever alguém que enfatiza baixo desemprego, sobre baixa inflação), se inclinou tanto a favor quanto na desaprovação em relação aos ativos digitais em seus comentários anteriores. Suas opiniões e declarações pessoais sobre o Bitcoin são, na maior parte, confusas. Em julho de 2015, quando atuou como presidente do Federal Reserve, Yellen enfrentou o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos EUA, liderado pelo vice-presidente do comitê e defensor do Bitcoin, Rep. Mick Mulvaney. O comitê enviou perguntas centradas na regulamentação do Bitcoin e sua popularidade crescente para Yellen.

A resposta de Yellen parecia promover a regulamentação responsável dos ativos digitais.

“Os custos e benefícios do desenvolvimento de novos estatutos ou regulamentos relacionados às moedas digitais devem ser avaliados com cuidado. A nova regulamentação pode […] funcionar para fortalecer a solidez dos esquemas de moeda virtual e aumentar a confiança do público nos produtos, pois alguns podem abster-se de investir ou usar moedas digitais devido à percepção de incerteza jurídica e/ou falta de proteção ao consumidor ” ela disse. “Por outro lado, a nova regulamentação precisaria ser flexível o suficiente para abordar com eficácia a natureza em evolução dos sistemas de moeda digital e tecnologia, sem sufocar a inovação”.

No entanto, em 2018, o indicado democrata afirmou que muitas transações de Bitcoin estavam associadas ao crime. Falando no fórum Montreal Fintech, ela explicou que o Bitcoin foi usado para facilitar a lavagem de dinheiro e financiar atividades terroristas. Yellen foi adiante para declarar que ela não era uma ‘fã’ de Bitcoin. O Secretário do Tesouro nomeado também afirmou que o Bitcoin não era uma reserva de riqueza ou uma boa opção de pagamento.

É difícil considerar Yellen como um amigo no espaço crypto. No entanto, seu histórico misto significa que a comunidade crypto ainda pode ver regulamentações destinadas a não impedir a inovação.