Qual a maior revolução que as criptomoedas trouxeram? A descentralização de tudo

Qual a maior revolução que as criptomoedas trouxeram? A descentralização de tudo

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Sobre diferentes propósitos de criptomoeda e o papel que a educação desempenha na regulação, iremos discutir por que a concentração de poder entre detentores de criptomoedas irá ditar como o bitcoin é adotado. Minha expectativa é de que tudo o que escrevo faz você pensar em como o poder poderia ser melhor distribuído.

Fim do poder absoluto: fim da centralização

– este artigo não deve ser tomado como aconselhamento financeiro, pois representa minha opinião e pensamentos pessoais. Tenho economias investidas em criptomoedas, então pegue o que eu escrever com um grão de sal. Não invista o que você não pode perder e sempre leia o máximo possível sobre um projeto antes de investir. Lembre-se: você é sempre responsável pelo seu próprio dinheiro

Como ponto de partida, acho importante entender que as estruturas de poder vêm principalmente de como as organizações são formadas. Em primeiro lugar, precisamos entender que há duas dimensões dentro da organização: infraestrutura e governança. Infraestrutura representa como os dados são distribuídos enquanto a governança representa como as decisões são tomadas.

Organizações centralizadas provavelmente ainda representam 99,9% de todas as existentes, eu admito, mas a mudança não aconteceu mais cedo porque os incentivos não estavam lá. Quero dizer, eles estavam lá, mas altamente limitados. Um exemplo claro de como apenas os incentivos corretos têm o poder de superar as estruturas centralizadas é a Wikipedia. Em seus primórdios, ninguém pensaria que a Wikipédia poderia se tornar uma das fontes de informação mais confiáveis (se não a mais). A mudança aconteceu quando as pessoas perceberam que alguém poderia realmente contribuir para isso.

Se as informações fornecidas pelos autores fossem exatas após serem avaliadas por colegas, elas seriam vistas como fontes confiáveis ​​entre sua comunidade. Como o mercado reagiu? O principal concorrente da Wiki, a Britannica, tornou-se menos confiável porque não conseguia competir com o poder de uma rede, que cresce no ritmo da raiz quadrada de seus usuários. À medida que mais e mais gigantes da tecnologia entram em um modelo distribuído centralizado, onde os dados são distribuídos em muitos servidores e regiões de forma redundante, os problemas de propriedade de dados começam a surgir. O escândalo da Cambridge Analytica foi apenas o primeiro de muitos que virão no futuro. A chave aqui é entender que a distribuição sem descentralização é inútil para o benefício do usuário final. Este assunto é bastante complexo e eu recomendo que você faça sua própria pesquisa. No entanto, para o objetivo deste artigo, vou me concentrar nas organizações de massa, pois para que a descentralização aconteça de forma eficaz, é necessário um alto grau de distribuição e incentivos.

Liberdade ecônomica e dinheiro grátis!

Nada vem de graça, muito menos dinheiro. Mas agora que tenho sua atenção, há uma maneira de distribuir dinheiro em vez de vendê-lo. Se você acha que algumas startups de criptomoeda já estão fazendo isso, como a Bitclave ou Steemit, então devo lembrá-lo que é apenas o começo. Para que a mentalidade geral comece a mudar de “fazer lucros grandes” para “fazer lucros grandes e distribuí-los igualmente entre os usuários”, o conjunto certo de incentivos deve ser criado. Pagar diretamente aos seus criadores de conteúdo favoritos ou receber tokens em troca de seus dados parece ser uma ótima maneira de começar, mas eu gostaria de levar esse conceito um passo adiante:

“Quando as empresas começam a utilizar os tokens para todos os meios de troca, como por exemplo, distribuí-los para cada agente que interage com seus negócios, não apenas investidores, funcionários e usuários, mas também fornecedores e clientes, criando uma rede de valor para todos. Como os tokens são trocados facilmente por outras criptomoedas, eles poderiam ser usados ​​como dinheiro.”

A descentralização do emprego: ganhe dinheiro com tudo o que você faz

Isto é, a descentralização também pode trazer uma abordagem diferente de como o trabalho se desenvolve. Em vez de ter apenas empregos, você pode utilizar plenamente seu conjunto de habilidades. Eu não estou dizendo que os empregos em tempo integral vão desaparecer, isso é loucura, mas para aqueles que preferem freelancing, será consideravelmente mais fácil receber o pagamento, pois a maioria dos tokens são trocados facilmente por qualquer outra criptomoeda. Mesmo para pessoas com empregos em tempo integral, usando habilidades de trabalho e sendo financeiramente compensadas, será apenas mais uma segunda-feira. Não misture esse conceito com shows ou com a economia do emprego inteligente. Minha proposta é que, em vez de ficarmos ferrados constantemente com a monetização de seus dados, todos nós ganhamos dinheiro com tudo o que fazemos.

Fica o texto para você refletir.