Qtum (QTUM) prepara-se para sua adoção em massa

Qtum (QTUM) prepara-se para sua adoção em massa

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 02 junho 2020

qtum

A Fundação Qtum acaba de firmar uma parceria com as duas gigantes chinesas, Qihu 360 e Baofeng, para o aperfeiçoamento da tecnologia da moeda Qtum, a fim de reposicioná-la no mercado, e torná-la ainda mais acessível ao mundo dos negócios.

Qtum é muito mais do que uma moeda digital. Trata-se de uma plataforma voltada aos negócios dos mais variados setores, que utiliza a tecnologia blockchain para o desenvolvimento de Aplicativos Descentralizados (dApps) em larga escala. Esses são voltados para a criação de contratos inteligentes e podem ser acessados através de smartphones

A moeda Qtum foi desenvolvida unindo o que há de melhor das tecnologias Bitcoin e Ethereum. Com a nova parceria, o objetivo é superar as demais criptomoedas, tornando Qtum a solução mais descentralizada do mercado, com o aprimoramento das soluções de segurança e outras funcionalidades para atender o previsto aumento da demanda. Qtum espera oferecer às empresas uma maneira de processar milhões de transações com rapidez e eficiência. Isso é algo que nenhuma criptomoeda conseguiu fazer por si só até agora.

 

qtum

Contratos inteligentes: documentos onde se encontram as diretrizes para a realização das transações, que só acontecerão se todas as cláusulas dos contratos forem seguidas.

dApps: aplicativos descentralizados, não utilizam servidores centrais, pois são vulneráveis ​​a ataques de hackers.

Parcerias

Segundo Patrick Dai, o CEO e Fundador de QTUM a empresa Baofeng, portal de vídeo popular na China, irá ajudar Qtum a implementar 50 mil “nós” nos próximos dois anos. O objetivo é integrar todos os “nós” na China, e tornar QTUM a plataforma mais descentralizada do mercado.  Com a empresa Baofeng também estão sendo desenvolvidas soluções para maior proteção dos direitos autorais e distribuição de conteúdo.

“Nós” são computadores na rede Qtum que contêm um registro completo de todas as transações realizadas.  Os “nós” suportam e melhoram a rede. Atualmente, Qtum tem 6.569 nós em sua rede. O Bitcoin tem apenas cerca de um terço a mais de “nós” em sua rede (9.977) e existe há nove anos!

Quanto ao número de dApps, Qtum tem hoje 27 dApps operantes em sua rede, o que ainda está bem atrás dos 1.577 dApps de Ethereum, mas é um bom começo.

Já a empresa Qihu 360 irá oferecer as soluções de segurança necessária antes da adoção em massa. Só para ter uma ideia, a gigante chinesa Qihu360 tem mais de 900 milhões de usuários ativos ao redor do mundo. Com isso, deverá haver crescimento da demanda da moeda QTUM, consequentemente maior valorização no mercado.

Com essas duas parcerias, a Fundação prevê a construção de um Laboratório de Pesquisa de Blockchain para criar aplicações mais diversificadas baseadas na tecnologia QTUM.

O objetivo final do QTUM é explorar o potencial de contratos e empresas que estão entrando na esfera da criptografia. O novo projeto visa proporcionar maior escalabilidade da moeda QTUM e tornar a tecnologia  blockchain relevante para a adoção de negócios modernos.

A expectativa é que com o aprimoramento das funcionalidades da moeda QTUM, haverá aumento da confiança do investidor, e assim maior adoção da moeda no mercado.

Outras parceiras

Há ainda mais alguns projetos interessantes de QTUM. Recentemente, em colaboração com a Space Chain, o primeiro satélite blockchain foi lançado com sucesso.

QTUM também detém parcerias com a MediBloc (Indústria de Saúde), CFun, BitClave (Indústria de Multimídia) e Energo (Indústria de Energia). O objetivo é tornar a plataforma QTUM adequada para adoção generalizada.

Como funciona QTUM?

Assim como Ethereum, Qtum é basicamente uma plataforma de código aberto voltada para  o desenvolvimento de aplicativos descentralizados (dApps) em blockchain para a criação de contratos inteligentes. QTUM combina a tecnologia UTXO do Bitcoin e o sistema de contrato inteligente da Ethereum para oferecer um pacote de protocolo completo. Saiba mais aqui sobre Bitcoin e blockchain para leigos. A tecnologia UTXO permite que os usuários executem os contratos inteligentes diretamente de seus dispositivos móveis.

Recentemente, QTUM desenvolveu sua própria Qtum X86 Virtual Machine, que consiste em um software de contrato inteligente criado para facilitar a implementação e desenvolvimento de dApps, além de permitir utilizar diferentes linguagens de programação como C++, Python, entre outras.

Com sua VM nativa, torna-se mais fácil para os desenvolvedores integrarem e criarem seus próprios dApps e serem recompensados ​​por seus esforços.

Segundo o co-fundador, Jordan Earls, QTUM prepara-se para ser o maior “sistema operacional” do mercado, que permitirá aos usuários economizarem recursos e tempo.

Graças ao aprimoramento constante das tecnologias, QTUM está conquistando seu espaço no mercado das criptomoedas aos poucos e ganhando a atenção dos investidores.

QTUM é uma criptomoeda baseada em Singapura. Foi desenvolvida  por Patrick Dai e Jordan Earls, e lançada em setembro de 2017.

Previsão de QTUM para 2018

Graças ao aprimoramento das tecnologias QTUM, juntamente com maior exposição na mídia e recentes parcerias com grandes empresas, especialistas acreditam seja um bom investimento a longo prazo e  prevêem maior valorização da moeda a partir do segundo semestre de 2018. A cotação de hoje (28.06.2018) é de 8.577 USD. Para o ano que vem, a moeda QTUM deve chegar a US$ 10.813 e em 5 anos, 28.821 USD.