ProtonMail, um serviço de e-mail criptografado, pode estar planejando uma ICO

ProtonMail, um serviço de e-mail criptografado, pode estar planejando uma ICO

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O ProtonMail, provedor de e-mail criptografado, parece estar planejando uma oferta inicial de moedas (ICO), revelou um anúncio de emprego.

A empresa suíça, fundada em 2014 pelos pesquisadores do CERN, há muito tempo apoia os pagamentos de criptomoedas por seus serviços premium de e-mail e VPN. Agora, a empresa está contratando um desenvolvedor de blockchain para um projeto que pode fazer a empresa lançar sua própria criptomoeda.

A partir da descrição do trabalho:

“Olhando para o futuro, temos alguns empreendimentos relacionados a blockchain em andamento. Você se juntará à nossa equipe para liderar esses projetos, o que acabará por tornar o blockchain fácil de usar e capacitar milhões de pessoas em todo o mundo.”

A publicação não declara quais são seriam os “empreendimentos relacionados ao blockchain”, mas a seção de qualificações preferenciais dá mais algumas dicas.

De acordo com a descrição, a empresa está à procura de um engenheiro com experiência em “desenvolver contratos inteligentes e seguros da Ethereum“, sugerindo que o projeto provavelmente utilizará o segundo maior blockchain de criptomoeda. Ainda mais revelador, porém, é que o candidato preferido terá “participado em sucesso da ICO”.

Não está claro quando o anúncio de emprego foi listado, mas ele começou a circular nas mídias sociais no fim de semana e já começou a causar a ira dos maximalistas do Bitcoin e de outros críticos da ICO.

O trader pseudônimo de criptomoedas, WhalePanda, por exemplo, disse que cancelaria sua assinatura premium do ProtonMail caso o serviço lançasse uma ICO.

O ProtonMail adicionou suporte total aos pagamentos de bitcoin em 2017, embora tenha apoiado informalmente os mesmos por vários anos antes. Em 2014, a empresa utilizou bitcoin para uma campanha de crowdfunding depois que o PayPal congelou uma conta que detinha recursos captados através do Indiegogo.

No entanto, não é o único provedor de e-mail criptografado de ponta a ponta a oferecer suporte à criptomoeda. Na semana passada, o serviço de e-mail criptografado Tutanota começou a aceitar doações de criptomoeda com o objetivo de integrar os pagamentos de criptomoedas das contas premium.