Presidente do BCE, Christine Lagarde, pede regulamentação global do Bitcoin

Presidente do BCE, Christine Lagarde, pede regulamentação global do Bitcoin

By Sam Grant - min. de leitura
Uma foto de Christine Lagarde fazendo um discurso

A presidente do Banco Central Europeu (BCE) acredita que é necessário fazer mais regulamentação sobre a principal criptomoeda

De acordo com a presidente do BCE, Christine Lagarde, há mais a ser feito em termos de regulamentação global do Bitcoin (BTC). Lagarde expôs sua opinião, ontem, sobre o BTC e as respectivas políticas, ao falar na conferência Reuters Next. A presidente pressionou pela regulamentação do Bitcoin enfatizando que isso ajudaria a reduzir a atividade criminosa envolvendo o ativo.

Ela reconheceu que o Bitcoin é de fato um ativo gratificante, mas argumentou que tem um histórico de uso na lavagem de dinheiro. É por isso que Lagarde sente que é necessário adotar regulamentações mais globais em torno do ativo digital.

A Reuters escreveu no Twitter: “A presidente do BCE, Christine Lagarde, pediu uma regulamentação global do #Bitcoin, dizendo que a moeda digital foi usada para atividades de lavagem de dinheiro em alguns casos e que quaisquer brechas precisavam ser fechadas”.

A presidente do BCE não apontou casos específicos de lavagem de dinheiro. Ela, no entanto, revelou superficialmente que houve investigações criminais anteriores sobre a atividade. Alguns podem achar que Lagarde não é um proponente do Bitcoin, mas a presidente do BCE já demonstrou interesse nos CBDCs e no euro digital.

Lagarde é a última figura a pedir uma regulamentação do sector crypto. Vários reguladores também expressaram preocupações semelhantes no passado recente. Embora anteriormente algumas práticas e diretrizes de combate à lavagem de dinheiro tenham sido introduzidas, no que se refere ao crypto, uma grande parte da indústria permanece sem regulamentação.

Tem que haver regulamentação. Isso tem que ser aplicado e acordado … em nível global, porque se houver uma fuga, essa fuga será usada.”

Ultimamente, o BTC tem recebido muito foco após sua épica alta de preços. Bitcoin, atualmente o assunto da cidade, atingiu um novo recorde histórico na região de $42.000 no início desta semana. Mas, além do valor final, a criptomoeda ganhou atenção negativa à medida que os criminosos a usam para facilitar suas atividades.