Presidente da Venezuela cria banco para jovens financiado com criptomoedas e incentiva fazendas de mineração

Presidente da Venezuela cria banco para jovens financiado com criptomoedas e incentiva fazendas de mineração

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A agência estatal de notícias Telesur relata que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou a formação de um banco de jovens financiado pela criptografia do país, o Petro. Maduro também aproveitou a oportunidade para pedir aos compatriotas que continuem a minerar seu dinheiro digital apoiado pelo Estado, incluindo a criação de fazendas de mineração.

O presidente venezuelano Nicolás Maduro, que enfrenta uma disputada eleição nacional no dia 20 de maio, lançou um “banco de jovens”, financiado pela criptomoeda estatal Petro. Com o objetivo de atrair sua população mais jovem, 20 milhões de petros devem ser alocados.

Petro é um experimento observado de perto por países que estão sofrendo com as sanções impostas por potências industriais como os Estados Unidos, sanções que o governo, outrora rico em petróleo, rotineiramente aponta para seus atuais males econômicos. Maduro parece ter trabalhado em estreita colaboração com os operários russos para criar um primeiro: uma criptocorrência apoiada pelo petróleo, apoiada pelo Estado. A atual economia do país está em frangalhos, e horrores diários abundam, inundando as manchetes.

Maduro observou que mais de US $ 1 bilhão em petro serão usados ​​para sustentar o novo banco, um banco que funcionará de maneiras que não estão claras até o momento. E embora petro seja em si uma questão divisora ​​entre os ramos do governo, como o legislativo, Maduro brincou que está olhando para mais um lançamento de criptografia do estado, desta vez apoiado pelo ouro. Por seu lado, a administração Trump ordenou abertamente que os cidadãos e empresas dos Estados Unidos não participassem em nenhum aspecto do petro.

Bitcoin salvando a população

O país também se tornou um caso de uso para criptomoedas de código aberto descentralizadas, como o Bitcoin (BTC). Conforme relatado nestas páginas, usar Bitcoin para comer vem oferecendo ajuda aos venezuelanos que sofrem com os tempos econômicos difíceis. O grupo tem coletado doações em bitcoin nos últimos meses e tem usado os fundos para comprar comida e alimentar venezuelanos que precisam de ajuda.

“Quase todos os dias, durante mais de três meses, o Twitter do grupo mostra fotos de crianças e adultos recebendo todo tipo de comida – e tudo isso é pago com bitcoin.”

Incentivo a mineração de criptomoedas

O presidente também usou o anúncio para continuar seu pedido de mineração em larga escala de petro em todo o país. Ele apontou para a necessidade de as universidades criarem fazendas de mineração para reforçar a criptomoeda nacional.

Como informamos no mês passado, “a Venezuela está chamando seus cidadãos para construir fazendas de mineração de criptomoedas em todo o país. O governo criou um programa de mineração de criptomoedas que o presidente Nicolas Maduro espera atrair pelo menos 1 milhão de pessoas, como estudantes universitários, desempregados, mães solteiras e sem-teto”.