Presidente da China endossa blockchain como ‘avanço’ econômico

Presidente da China endossa blockchain como ‘avanço’ econômico

By Chris Roper - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O presidente chinês Hinese Xi Jinping reconheceu o potencial da blockchain em um discurso nesta semana, endossando a tecnologia nascente pela primeira vez em público.

Falando em uma conferência anual acadêmica realizada pela Academia Chinesa de Ciências na segunda-feira, Xi observou que blockchain é uma parte crítica de uma revolução tecnológica que a China deve aproveitar para prosperar na economia global.

Ele disse ao público:

“Desde o início do século 21, uma nova geração de revolução industrial está remodelando substancialmente a estrutura econômica global … com inteligência artificial, internet das coisas e blockchain constantemente fazendo descobertas de aplicativos.”

Xi observou ainda que, para prosperar em meio à competição econômica global, a China lançará laboratórios nacionais com altos padrões para fomentar a pesquisa e o desenvolvimento de infra-estrutura de tecnologia.

Apesar de Xi não oferecer mais detalhes sobre como blockchain deve ser utilizada, seu comentário vem apenas alguns dias depois de o governo central chinês também ter mencionado a blockchain em uma missiva de alto nível.

Conforme relatado anteriormente, em 24 de maio, o Conselho de Estado da China ordenou que a Zona Franca de Guangdong do país acelerasse o desenvolvimento e a aplicação da blockchain como parte da reforma econômica da região.

Na verdade, o Conselho de Estado já introduziu o conceito de blockchain como parte de uma estratégia de reforma da tecnologia da informação no 13º plano quinquenal de desenvolvimento econômico do país, que vai de 2016 a 2020.