Preço do Bitcoin cai abaixo de $8.000 após SEC rejeitar ETF dos irmãos Winklevoss

Preço do Bitcoin cai abaixo de $8.000 após SEC rejeitar ETF dos irmãos Winklevoss

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 02 junho 2020

Em poucas horas, a SEC anunciou que havia rejeitado um ETF bitcoin proposto pelos irmãos Winklevoss, o preço do bitcoin caiu abaixo da marca de US$ 8.000 e agora está oscilando lateralizado nesse nível psicologicamente significativo.

Sobre a ETF

O anúncio ocorre depois que a SEC analisou o pedido pela segunda vez, após um apelo dos cofundadores da Gemini, Cameron e Tyler Winkl. A SEC também abriu uma nova rodada de comentários públicos para esta segunda análise. O pedido inicial foi rejeitado em 10 de março de 2017.

As partes modificadas do aplicativo da Winklevoss que a SEC destacou como problemáticas durante a primeira revisão. A SEC realizou uma revisão “de novo” completa com o aplicativo revisado, o que significa que os reguladores o trataram como um novo aplicativo.

Raciocínio por trás da rejeição

O Bats Exchange ETF, com o símbolo BXZ, foi um dos primeiros a apresentar um requerimento à SEC em 2017. Ao decidir aceitar um novo ETF ou investimento alternativo, a SEC segue o Exchange Act, Seção 6 (b) ( 5).

Os principais pontos desse regulamento que a SEC considerou para o ETF da BXZ foi se a bolsa tinha a capacidade de “impedir atos e práticas fraudulentas e manipuladoras” e “proteger os investidores e o interesse público”.

Os reguladores iniciaram uma investigação em maio sobre se o movimento de preços do bitcoin foi manipulado.

Os pontos de discórdia, segundo a SEC, é que o bitcoin não oferecia segurança contra manipulação como classe de ativos e que a tecnologia não fornecia ferramentas adequadas para prevenir fraudes e lavagem de dinheiro. As complexidades da tecnologia blockchain exigiam uma modificação das regras do Securities Exchange Act. O ônus da evidência para uma mudança de regra recaiu sobre os candidatos.d sobre o anúncio da ETF que ocorreu mais cedo hoje.