Preço do BTC disparou por causa de pegadinhas de 1º de abril?

Preço do BTC disparou por causa de pegadinhas de 1º de abril?

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Durante o começo da semana o Bitcoin surpreendeu todos os investidores com um movimento de valorização repentino. A moeda chegou até a atingir os $5000, uma marca esperada há muito tempo. Mas o que acontece quando esse preço é atingido justamente no dia 2 de abril, logo depois do mundialmente comemorado dia da mentira?

Bom, a primeira coisa que acontece são as especulações. Mais especificamente, pessoas dizendo que o Bitcoin subiu de preço por causa de mentiras.

Em especial, uma pegadinha levou um certo crédito no aumento do preço do Bitcoin. Uma publicação da Finance Magnates dizia que a SEC iria se reunir em caráter de emergência para aprovar a ETF do Bitcoin. Claro que tudo não passava de uma pegadinha de primeiro de Abril, mas como dizer isso para investidores entusiasmados apenas esperando notícias para comprar BTC?

Muito além disso, como diferenciar uma mentira de uma verdade por parte de um robô de negociação? Muitos disseram que o preço do BTC subiu justamente porque essa notícia (que ficou com uma posição excelente nas páginas de busca) influenciou os bots de compra a investir no ativo.

Porém, para acalmar os investidores que estavam aguardando a alta, diversos especialistas disseram que o reboliço da matéria não foi responsável pela recuperação do Bitcoin. Hunter Horsley, cuja a companhia (Bitwise) foi mencionada no relatório de 1º de abril, disse que não há motivos para acreditar na teoria.

“É absurdo acreditar que esse movimento de mercado é resultado de uma confusão sobre uma ETF do Bitcoin. Apesar de ETFs e 1º de abril serem discussões tópicas, existem diversas razões para acreditar que essas é uma explicação improvável.”

A explicação mais provável, disse Horsley, é o relatório da Reuters de um comprador privado que comprou mais de $100 milhões em Bitcoin em um curto período de tempo, o que pode ter causado um grande impacto na moeda.

Outro rumor que disseram ter influenciado o preço da moeda foi que Warren Buffet, CEO da Berkshire Hathaway, um dos maiores críticos ao Bitcoin, estava comprando criptomoedas. Porém, mais uma vez, os especialistas dizem que esse ser o motivo é algo improvável.

Uma possibilidade mais realista é que o Bitcoin atingiu um ponto técnico importante. Mais sobre esse movimento pode ser entendido aqui: “Movimento técnico”, entenda a alta do Bitcoin

Veja também: Como o mercado comemorou o dia da mentira?