Pré-venda da criptomoeda da Venezuela se inicia e já arrecadou $735 milhões

Pré-venda da criptomoeda da Venezuela se inicia e já arrecadou $735 milhões

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A Venezuela anunciou que a pré-venda de sua criptomoeda do petróleo, a Petro, captou US$ 735 milhões no primeiro dia. O governo também publicou um manual do comprador e confirmou que os compradores podem usar “moedas fortes e criptomoedas, mas não bolívares”.

Início da pré-venda da Petro

A pré-venda privada da criptomoeda do petróleo, o petro, foi agendada para 20 de fevereiro às 8:30 da manhã (hora da Venezuela 04:00 UTC), de acordo com o whitepaper do petro. No entanto, à meia-noite do horário local em 20 de fevereiro, o governo anunciou que a pré-venda do Petro havia começado e publicado um manual do comprador, bem como um manual de conformidade anti-branqueamento de capitais (AML).

Um total de 82,4 milhões de tokens de petróleo são oferecidos para a fase de pré-venda, os detalhes do whitepaper. O vice-presidente do país, Tareck El Aissami, confirmado no Palácio de Miraflores na segunda-feira, “os tokens da cryptocurrency da petro podem ser adquiridos por cidadãos venezuelanos e outros estrangeiros”.

O superintendente de Criptomoedas, Carlos Vargas, foi citado pela Telesur TV:

“A pré-venda e a oferta inicial serão feitas em moedas fortes e criptomoedas, mas não em bolívares… Nossa responsabilidade é colocar (o petro) nas melhores mãos e, em seguida, um mercado secundário aparecerá”.

Os compradores interessados podem visitar a plataforma Etherdelta para colocar ordens particulares no endereço Ethereum fornecido pelo Superintendente. No entanto, no momento desta redação, nenhuma ordem foi combinada e nenhum preço é exibido na tabela de preços. Isso pode ser devido a falhas técnicas no processo de compra, como um erro de Javascript que impede que os usuários completem suas compras.

De acordo com o ministro da Educação, Ciência e Tecnologia da Universidade, Hugbel Roa, o tráfego para o site oficial da petro “quintuplicou com o anúncio global da pré-venda da criptomoeda venezuelana”, pouco depois da meia-noite da hora local.

Petro utiliza a Blockchain da NEM

Juntamente com as etapas para registrar e instalar a carteira petro, o manual passa por proteger as chaves privadas dos usuários, mas não conseguiu pedir aos usuários que gerassem uma chave pública, o que seria necessário para qualquer tipo de depósito de criptomoeda. Mais curiosamente, no entanto, foi o vago anúncio sobre o uso da Blockchain NEM:

“O Blockchain lançado pelo Estado venezuelano tem mecanismos de segurança robustos, uma vez que seus elementos de programação estão relacionados a uma plataforma tecnológica chamada: Blockchain NEM”.

Website oficial: https://www.elpetro.gob.ve