PorscheCoin: Porsche começa a testar a integração da Blockchain com seus veículos e pode lançar sua própria criptomoeda

PorscheCoin: Porsche começa a testar a integração da Blockchain com seus veículos e pode lançar sua própria criptomoeda

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Grandes coisas estão acontecendo em Zuffenhausen, na Alemanha, sede da Porsche.

De acordo com um comunicado de imprensa da Porsche, o mercado do automóvel está fazendo um grande impulso para a integração da tecnologia blockchain em seus carros.

Em parceria com a XAIN, uma startup tecnológica localizada em Berlim, a Porsche está trabalhando no desenvolvimento de aplicações de Blockchain com seus carros. Coisas como bloquear e desbloquear um veículo, estacionamento ou mesmo o uso da empresa, como emprestar o carro da empresa a um funcionário, são mais fáceis por meio da Blockchain.

Especialmente útil é o fato de que os blockchains são essencialmente livros públicos. Como todas as transações (neste caso, as ações envolvendo o veículo) são registradas em um livro contábil imutável, a coleta de dados sobre o comportamento do driver e o desempenho do veículo será muito mais fácil de rastrear.

Os proprietários de carros teoricamente poderiam monitorar quem acessou seu veículo, por quem e quando. Isso poderia desempenhar um importante fator na expansão da economia de “compartilhamento” que explodiu nos últimos anos.

PorscheCoin

Além disso, abre um mundo de possibilidades com transações P2P entre os proprietários de veículos. Em vez de usar um cartão de crédito para recarregar o seu tanque de gás ou recarregar a bateria do seu carro, os motoristas podem se enviar o equivalente a “PorscheCoin“.

Ao integrar seus carros com a Blockchain, a Porsche também capitaliza a “mania Blockchain” varrendo o mundo. O gigante do cinema Kodak recentemente alugou seu nome para a KodakCoin “uma criptomoeda centrada na foto para capacitar fotógrafos e agências a ter maior controle no gerenciamento de direitos de imagem”.

Depois que a Kodak fez seu anúncio, o preço das ações triplicou. No momento da redação, já se estabilizou para simplesmente dobrar o preço antes do anúncio. Não é ruim para uma empresa que pareceu perder toda a relevância em um mundo de tecnologia de rápido crescimento.

Outro exemplo interessante é The Long Island Ice Tea Company. O preço das ações dobrou depois de anunciar que estava mudando o nome para Long Blockchain, mudando drasticamente seu modelo de negócios durante a noite.

Embora este movimento da Porsche pareça genuíno e não seja uma estratagema para atrair os investidores, certamente terá o efeito de excitá-los. A Porsche ainda não anunciou oficialmente sua própria moeda digital, mas rumores podem sugerir isso – pois a tentação de ganhar dinheiro com a “mania de criptomoedas” pode revelar-se muito boa para a montadora alemã.

Via: CCN.com