Por que precisamos do Bitcoin? As vantagens do Bitcoin em relação ao ouro

Por que precisamos do Bitcoin? As vantagens do Bitcoin em relação ao ouro

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O ouro tem um mercado imenso, com valor global de cerca de 8 trilhões de dólares. Milhões de pessoas confiam que seu dinheiro seja armazenado com segurança em ouro, mais do que qualquer outro ativo. Então, o que faz os que acreditam nas criptomoedas pensarem que o Bitcoin poderia competir como uma reserva de valor? 

Vamos responder essa pergunta ao continuar a nossa série sobrea a Importância do Bitcoin! Lembrando que esses são artigos que adaptados no site Crypto Briefing.

Confira as outras partes desta série!

Para saber porque o Bitcoin é superior ao ouro, primeiro, vamos considerar alguns problemas com o ouro, começando com um dos maiores:

Falsificação

O ouro já foi falsificado em várias ocasiões, e também não é fácil identificar uma barra falsa. Não é à toa que o “ouro de tolo” se tornou um problema de séculos passados.

As falsificações de tungstênio prejudicam seriamente a confiabilidade de mineradoras de ouro, como aconteceu com a Royal Canadian Mint, que antes era uma companhia bastante respeitada.

William Rentz, professor e especialista no assunto de patrimônio e investimentos, destacou as implicações por trás de encontrar uma barra de ouro falsa:

Um falsificador de moeda não gera apenas uma nota de 50. Eles fazem muitas moedas falsas. Então, eu suspeitaria que isso possa ser apenas a ponta do iceberg.”

Certificados falsos de ouro também podem semear dúvidas, como foi o caso de um cidadão do Japão, acusado de sabotagem econômica nas Filipinas depois de ser pego com certificados falsos de ouro em dólares no valor de US$19,6 milhões.

Devido ao seu design imutável e natureza digital, o Bitcoin evita as armadilhas da falsificação.

Enquanto um novo usuário de Bitcoin pode ser enganado a aceitar uma fork do Bitcoin, qualquer pessoa com conhecimento rudimentar da moeda e como ela é transacionada seria facilmente capaz de distinguir entre uma verdadeira transação de Bitcoin e uma imitação.

Embora possa ter várias forks criando variações do ativo real, o Bitcoin não pode ser falsificado.

O BTC original pode ser imediatamente reconhecido como único entre outras criptomoedas, mesmo as com nomes parecidos, como Bitcoin 2, por exemplo.

Portabilidade

Ao contrário do ouro, o Bitcoin é totalmente portátil e pode ser armazenado em qualquer lugar, mesmo na sua memória, usando uma frase de recuperação mnemônica.

Idealmente, os ativos de Bitcoin de uma pessoa devem ser armazenados em “cold wallets”, como em uma carteira de hardware, mas a moeda também pode ser armazenada para uso diário em “carteiras quentes” em dispositivos móveis.

O mesmo certamente não pode ser dito sobre o ouro.

Imagine trazer uma barra de ouro através da fronteira para outro país. Imagine a reação do guarda de fronteira quando você diz que está carregando milhares de dólares em ouro com você.

É ainda menos viável usar ouro para qualquer tipo de transação online ou de longa distância.

Custódia do Ouro versus Bitcoin

O ouro tem sido historicamente mantido e armazenado por certas nações em nome de outras. Por exemplo, os ouros de um país como a Venezuela, ficam em cofres da Europa.

Em alguns casos, as nações chegaram a coletar o ouro que os pertencem, ordenando que o metal fosse enviado de volta à sua terra natal.

Em alguns casos, no entanto, não é tão fácil enviar uma frota de navios para pegar toneladas de ouro.

Atualmente, a Venezuela tem uma grande fortuna de ouro sob a custódia do Reino Unido.

Nicolás Maduro, presidente que luta com uma economia em falência devido a má administração e sanções internacionais, não teve sucesso em suas tentativas de repatriar mais de meio bilhão dólar em ouro do Banco da Inglaterra.

O Bitcoin, por outro lado, não tem esse problema de custódia. Embora teoricamente possa ser armazenado e mantido contra a vontade de outro indivíduo, empresa ou país se o usuário cometer algum tipo de erro ou for vítima de hacks de engenharia social, um usuário de Bitcoin pode manter a custódia simplesmente segurando as chaves privadas de seus ativos.

Não é à toa que o Bitcoin está sendo cada vez mais adotado por vários estados para evitar as sanções impostas por outros países.

Isso sem mencionar o problema de movimentar grandes quantidades de ouro. Mover o ouro de um país para outro para fins de liquidação acarreta em um custo enorme.

Mesmo tentando ter gasto mínimo, só a segurança desse tipo de transporte gasta grandes quantidades de dinheiro.

O Bitcoin, por outro lado, é negociado em minutos por um valor nominal, geralmente de alguns dólares ou menos, independentemente da quantidade.

O ouro pode ser e foi confiscado por governos do mundo todo.

O Bitcoin não é tão fácil de confiscar, sendo armazenado simplesmente com uma série de 12 palavras, offline na carteira fria ou em dispositivos pessoais, como telefones celulares.

Escassez verificável

O Bitcoin é comprovadamente escasso, com um máximo de cerca de 21 milhões de BTC a serem minerados, conforme determinado no próprio whitepaper.

O halvening da recompensa por bloco está programado para ocorrer a cada quatro anos, ou mais precisamente, a cada 210.000 blocos, resultando em retornos decrescentes dos esforços de mineração ao longo do tempo.

Nós não sabemos, nem podemos saber, quanto ouro realmente está disponível no mercado global. Dependendo da situação, o ouro pode se tornar tão recorrente que pode até perder valor.

Um verdadeiro meio de troca

Embora o ouro atenda tecnicamente à definição de um meio de troca, ele tem suas limitações no uso no mundo real.

De um modo geral, mesmo durante a era do padrão-ouro, o metal era usado para acordos monetários entre nações, não para transações diárias.

Até hoje em dia, como o ouro continua a aumentar em valor, usá-lo para transacionar valores é altamente impraticável.

Você pode imaginar entrar em uma loja com uma barra ou certificado de ouro para comprar alguma coisa? Você pode encomendar qualquer mercadoria online em qualquer lugar com uma barra de ouro?

Já o Bitcoin passou a ser aceito em várias lojas e está se tornando cada vez mais comum, principalmente pela internet.

Além do uso simplificado no dia a dia, o Bitcoin também pode assumir o papel de moeda para contratos e liquidações internacionais de grande volume.

Transparência e prestação de contas

O Bitcoin mantém vantagens significativas em termos de transparência e responsabilidade. Com um livro distribuído que pode ser examinado publicamente por quem quiser vê-lo, todos os usuários podem saber exatamente o que está acontecendo com a rede.

Embora o ouro fosse o melhor padrão monetário da história, ainda faltava transparência no melhor dos tempos.

Ainda não há como saber com certo grau de certeza que uma determinada autoridade realmente detém a quantidade de ouro em reservas que afirmam estar mantendo.

Isso aconteceu no Shock Nixon, quando os EUA tinham mais certificados de ouro do que ouro de verdade.

Veja também: O primeiro hack de uma exchange – A história do Bitcoin parte 16

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: