Por que negociar em uma exchange descentralizada?

Por que negociar em uma exchange descentralizada?

By Chris Roper - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Como a evolução da vida unicelular para formas de vida multicelulares, o panorama da criptomoeda também está mudando.

Bitcoin, progenitor de todas as moedas, desenvolveu-se a partir de um conjunto de condições matemáticas e aperfeiçoamento tecnológico para sobreviver como uma entidade transacional durável, e foi uma inspiração para as outras criptomoedas e tecnologias distribuídas que se seguiram.

Ethereum, assimilando algumas características-chave do Bitcoin e desenvolvendo novas características próprias à custa de certas propriedades, cresceu e conquistou seu espaço.

Tudo o que passou constitui as primeiras eras da tecnologia blockchain. Os mecanismos e meios para as criptomoedas ganharem pernas e globalizar a adoção é seu objetivo atual.

Soluções de escalabilidade, opções alternativas de blockchain e exchanges descentralizadas trabalham lado a lado para permitir maior liquidez, liberdade de comércio e capacidade de uso – todos os desenvolvimentos necessários se a tecnologia blockchain for dominar o mundo.

 

Negociações Peer-to-Peer instantâneas através de exchanges descentralizadas (DEX)

As exchanges descentralizadas, em particular, têm muito potencial para ajudar o mercado a prosperar. Elas facilitam o processo de negociação, eliminam várias preocupações de segurança e tornam a negociação de uma criptomoeda por qualquer outra, possível.

Esta última possibilidade é, na verdade, uma das maiores vantagens. Com uma exchange sendo executada na tecnologia de contabilidade distribuída, eu poderia negociar com você por quaisquer moedas que você possua sem ter que passar pela responsabilidade de uma exchange de terceiros. Você poderia me dar um dólar por 61 rúpias imediatamente e, no caso de criptomoedas, os tokens poderiam ser negociados e usados ​​em qualquer lugar, tornando a regulamentação governamental quase totalmente impotente para acabar com isso.

É essa natureza peer-to-peer que torna as exchanges descentralizadas tão valiosas. As exchanges centralizadas, como o nome sugere, envolvem uma entidade central supostamente confiável que realiza as operações em nome de seus clientes. O problema disso é que essa entidade é um alvo ideal para ataques mal-intencionados. Ele contém as credenciais e fundos de todos os seus usuários, o que o torna vulnerável. Se esta entidade for violada, os fundos de muitos serão perdidos.

No entanto, em uma exchange descentralizada, esse ponto fraco não existe, pois o mecanismo de negociação não é baseado em nenhuma localização, entidade ou servidor em particular. É uma rede generalizada onde, se uma ou duas partes estão comprometidas, as outras permanecem inalteradas. As paralisações do servidor também não se tornam mais um problema. A falta de um dono, ou seja, um único ponto de controle, torna-o resistente à censura do governo e à tributação.

 

Waves DEX

A exchange descentralizada da Waves é um componente importante do projeto Waves, que se concentra em tornar mais fácil para as equipes lançarem seus próprios projetos de ICOs e criptomoeda. Em abril de 2017, a Waves lançou sua DEX.

Os usuários podem negociar Bitcoin e Ethereum pelo token Waves, ou qualquer outro token suportado pela Waves DEX. Essas outras moedas incluem Zcash , Litecoin, DASH, Monero e quaisquer moedas construídas na plataforma Waves. A plataforma também incorpora gráficos do TradingView, que é um recurso útil para investidores sérios que oferece um gateway fiat para várias moedas fiat.

O volume total na Waves DEX já ultrapassou US $ 7.500.000 no momento em que escrevo, ou cerca de 1000 BTC. Naturalmente, Waves, Bitcoin e Ethereum geralmente são responsáveis ​​pela maior parte do volume.

Para usar a Waves DEX, basta se conectar a sua plataforma através da web wallet, mobile (Android e iOS) ou desktop (Windows, Linux ou Mac) e faça negociações através da aba exchange.

Faça parte da comunidade Waves