Por que as criptomoedas não são “o velho oeste” dos investimentos?

Por que as criptomoedas não são “o velho oeste” dos investimentos?

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 02 junho 2020

As conversas a respeito das criptomoedas estão em todos os lugares. Mesmo pessoas que não investem estão começando a estar cientes de que as criptomoedas existem e estão causando alvoroço na mídia. Reportagens conflitantes sobre o que elas são, como funcionam e quem se beneficia delas têm conduzido alguns na mídia a ligar sua negociação como um tipo de “velho oeste”.

O que exatamente eles querem dizer com isso? A história da América mostra que o velho oeste era um temo sem lei, grandes riscos, jogos e situações perigosas. É essa uma comparação justa? Não acho, e aqui estão as minhas razões.

A Blockchain é o futuro

Ao passo que as criptomoedas sejam novas, elas também são o uso mais excitante da tecnologia que vimos até aqui. Utilizar a blockchain e as criptomoedas pode trazer poder ao usuário e remover os impedimentos que o sistema bancário tradicional coloca no caminho.

Sim, é extremamente desregulado até esse ponto, e com certeza há fraudes no espaço, mas se você for cuidadoso, esse é um campo inovador em termos de investimento. Todo investimento envolve risco, mas você deve estar consciente de que a máquina corporativa tem um grande interesse em não permitir novas formas de negociação, e que haverá mudanças antes da aceitação em massa.

O atual panorama das criptomoedas

Em janeiro desse ano, havia 1.381 criptomoedas listadas no site coinmarketcap.com Novas ICO`s estão aparecendo o tempo todo a cada dia e semana. Algumas dessas moedas têm dado aos seus investidores grandes lucros. O Bitcoin é o exemplo mais famoso de uma criptomoeda que valia muito pouco quando foi lançada e está sendo vendida hoje a milhares de dólares, a despeito da volatividade dos últimos meses e anos.

Com exemplos como esse, não é espantoso que os investidores vejam as criptomoedas como o futuro, a despeito de retratos negativos presentes na mídia. Não há garantias e há grandes riscos, mas para aqueles que pegarem as moedas certas, o futuro está positivamente aberto.

Reduza o risco

Bem como com todas as decisões de investimento, a pesquisa é a chave. Há formas de mitigar potencial perdas com criptomoedas, assim como com qualquer classe se ativos. Uma liderança sólida é essencial ao sucesso de qualquer moeda, então busque conhecer quem está no comando de qualquer moeda ou ICO.

E quanto à regulação?

Se você está seguindo o mercado, então você estará vendo muito barulho na mídia em países diferentes sobre a regulação. A maioria das regulações ainda está em seus estágios iniciais, mas países estão fazendo movimentos de diferentes intensidades.

Por exemplo, a China fechou todas as plataformas locais de investimento em criptomoedas há um tempo atrás, chamando-as de “finanças ilegais”. A França está forçando as plataformas de negociação de criptomoedas às suas condutas e padrões de relatórios financeiros, e a Coréia do Sul disse que está planejando ações fortes.

Nos Estados Unidos a regulação ainda é uma área cinzenta, mas as discussões estão avançando. No momento, agências estão decidindo se as criptos são commodities ou moedas não registradas, e é bom ficarmos de olho em tudo isso.

Investimento cuidadoso

As criptomoedas ainda estão em seu estágio inicial, e podemos esperar grandes desenvolvimentos nos próximos anos. Elas se tornarão amplamente conhecidas e aceitas, e isso quer dizer que serão regulamentadas na maioria dos casos. Mas isso não deve fazer os investidores recuarem agora.

A comparação com o “velho oeste” pode ser feita de alguma forma no sentido da indubitável volatividade do mercado. Todavia, os investidores podem diminuir o risco escolhendo sabiamente a forma como entrar no mercado. As recompensas podem valer a pena.

(Markvromm)

Fonte: medium.com/

Guia do Bitcoin

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin!
Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/