Pode a Blockchain parar o apocalipse digital total? Algumas preocupações sobre IoT

Pode a Blockchain parar o apocalipse digital total? Algumas preocupações sobre IoT

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A Internet das coisas ou IoT está evoluindo a uma taxa que pode ser difícil de acompanhar, mesmo para aqueles que seguem a tecnologia. Apesar de sua natureza complicada, os dispositivos IoT e conectados por borda são mais relevantes do que nunca em nossas vidas diárias. Esses dispositivos vão desde os termostatos e refrigeradores em nossas casas, até a automação e produção industrial e agrícola, até os dispositivos implantados em humanos para monitorar a saúde. O potencial para dispositivos IoT/edge é ilimitado, mas ainda existem alguns problemas importantes a serem trabalhados, e achamos que blockchain pode ajudar.

Breve introdução à Internet das coisas

IoT está em toda parte. É uma maneira de conectar “tudo e todos [incorporando] alguma inteligência em objetos conectados à Internet [bem como dispositivos conectados à borda] para se comunicar, trocar informações” [1]. (Nota lateral: todos os dispositivos IoT são dispositivos conectados à borda, mas nem todos os dispositivos conectados à borda são dispositivos IoT.) Já existem bilhões de dispositivos. Vimos o aumento de “casas inteligentes” e a capacidade de controlar sua residência com um toque no seu smartphone. Dispositivos inteligentes e sensores estão em toda parte, até mesmo em nossos corpos. Cidades inteiras estão procurando refazer a infraestrutura para funcionar em redes inteligentes usando a tecnologia IoT. Então, quer estejamos falando de marcapassos ou cidades inteligentes, o espaço está avançando a um ritmo vertiginoso.

Onde estamos indo?

Não estamos aqui para refazer toda a grande tecnologia no horizonte. Na verdade, não pretendemos falar sobre os benefícios dos dispositivos IoT/edge. Em vez disso, queremos começar introduzindo possíveis complicações vinculadas à proliferação de dispositivos conectados à Internet das coisas e à borda. Então, depois de explorar esses possíveis problemas, propomos algumas soluções, soluções envolvendo o uso da tecnologia blockchain. De acordo com a Cisco Systems [2], estamos analisando centenas de bilhões de dispositivos conectados nos próximos anos. Devemos ser capazes de proteger esses dispositivos, sim?

Em termos de novas tecnologias, o mundo parece estar optando pela abordagem “vá em frente ou vá para casa”. Sistemas inteligentes e locais / ambientes estão sendo criados em vez de dispositivos inteligentes independentes. Ambientes inteligentes, definidos por Mark Weiser, pai da computação onipresente, são – ”o mundo físico que é ricamente e invisivelmente entrelaçado com sensores, atuadores, exibições e elementos computacionais, integrados perfeitamente nos objetos do cotidiano de nossas vidas e conectados através de um rede contínua. ”Esta citação da Weiser é de uma edição de 1999 do IBM Systems Journal e ainda se aplica ao potencial dos dispositivos conectados à IoT edge.

Assim que nos esquecemos da tecnologia que nos rodeia, essa tecnologia se torna onipresente. Aconteceu com navegadores e smartphones, até mesmo faixas de pedestres e luzes de parada. Eu menciono esses dois últimos exemplos como exemplos nos quais provavelmente não pensamos mais. Mas com toda essa conveniência e aprimoramento para o nosso dia-a-dia, precisamos garantir que isso seja feito e tratado de maneira responsável. Isto é especialmente importante porque estes dispositivos já são quase invisíveis a olho nu. Há muitas áreas problemáticas com a expansão frenética de IoT e dispositivos conectados à borda. Vamos explorar alguns desses desafios em prol da conscientização e começar a conversa sobre como podemos evitá-los (ou minimizá-los).

Desafios

Os Três Grandes: Segurança. Transparência. Escalabilidade

Existem dispositivos IoT com tamanho de milímetros. O que poderia dar errado, considerando que estes são basicamente pequenos servidores web? Como impedir que os dispositivos roubem informações pessoais ou espalhem malware por meio de uma rede? Como podemos impedir que os refrigeradores forneçam aos agentes maliciosos informações de cartão de crédito ou que monitores de bebês sejam acessados ​​por qualquer pessoa que tenha uma conexão com a Internet? Estas são algumas perguntas iniciais que envolvem dispositivos conectados à IoT e conectados à borda. No passado, você se preocupava com computadores ou talvez com televisões infectadas por vírus e malware. Hoje, você também precisa manter as cafeteiras e as bandas de ginástica em segurança também.

Não apenas nos preocupamos com a segurança, como esses dispositivos interagem com suas redes? Eles poderiam potencialmente incorrer em custos extras para os consumidores? Atualmente, a maioria dos dispositivos IoT/edge está usando apenas uma conexão de rede. Mas o que acontece se as empresas tentarem desfocar as linhas entre o que está incluído e o que o cliente paga para utilizar? Não estamos explicitamente sugerindo algo nefasto, mas os consumidores têm o direito de saber como suas informações estão sendo usadas e o que isso vai custar. À medida que mais dispositivos entram em circulação, alguns não apenas enviam e recebem dados, mas também os armazenam. As empresas devem ser transparentes com o tipo de informação que seus produtos coletam, o que eles fazem com essas informações e quanto isso nos custará. Blockchain pode ajudar. Tudo dito, os consumidores ainda devem pesquisar antes de comprar para evitar algumas das surpresas monetárias ou relacionadas à privacidade incluídas em seus novos dispositivos.

Segurança e transparência não são as únicas preocupações. Há também a questão iminente de impedir redes sobrecarregadas à medida que mais dispositivos são conectados. Quanto mais dispositivos, mais pesada a carga e mais complicada se torna a proteção. Não podemos permitir que os gargalos de capacidade obstruam o sistema. Para começar, precisamos de uma rede elétrica capaz de lidar com a abundância de dispositivos recém-conectados introduzidos no mundo. Mas o blockchain também pode ajudar na escalabilidade dessas redes.

Basicamente, quanto mais “coisas” adicionamos à “Internet de”, mais complicações surgem. Alguns dos maiores desafios são manter os usuários seguros, manter a transparência e a escalabilidade dessas várias redes. Considere a dificuldade dessas coisas quando se fala de alguns milhares ou alguns milhões de dispositivos? Agora, expanda isso para bilhões de dispositivos que precisam ser executados em harmonia entre si e com suas redes, sem ser invadido e, ao mesmo tempo, fornecendo aos usuários controle sobre suas informações. Escusado será dizer que estes problemas exigem soluções inovadoras.

Soluções Potenciais

Apesar de não haver uma solução fácil para os desafios mencionados acima, ainda há esperança. É imperativo que as empresas de tecnologia protejam e atualizem seus dispositivos para acompanhar os concorrentes, mas, mais importante, também para manter os consumidores e suas informações seguras. Se os desenvolvedores e as empresas de tecnologia estiverem comprometidos com um mundo com bilhões de dispositivos conectados à Internet das coisas e conectores de borda, eles também devem se comprometer a criar e manter ecossistemas seguros para todos os envolvidos. Algumas empresas de tecnologia já fizeram o seu negócio para simplificar o uso de seus produtos, mantendo-os seguros. Novos e futuros produtos IoT/edge devem ser feitos com esse objetivo em mente também.

A tecnologia Blockchain pode ajudar a atenuar algumas das principais preocupações quando se trata de dispositivos conectados à IoT e conectados à borda. O Blockchain pode ajudar esses dispositivos a serem “legais” e impedir que eles introduzam códigos maliciosos na rede ou, pior, outras redes. Sem um ponto central de falha, esses produtos serão muito mais difíceis de atacar. Com a quantidade de dispositivos que em breve estarão em circulação, novos e antigos, o blockchain pode fornecer um registro imutável que ajuda a rastrear a vida útil desses dispositivos. As empresas no espaço blockchain estão trabalhando para lidar com os problemas de segurança, transparência e dimensionamento para permitir a proliferação de dispositivos IoT/edge para continuar sem a ameaça de intenção mal-intencionada de terceiros.

A segurança está na essência da tecnologia blockchain. Você tem um registro público imutável de tudo que está acontecendo no sistema. É como o sistema de segurança doméstica em cima das trancas em suas portas. O Blockchain pode monitorar a segurança geral de todo o sistema e fornecer uma camada extra de proteção para aqueles que usam esse sistema. Assim como com as outras soluções que apresentaremos a seguir, não estamos sugerindo que o blockchain seja a prova de falhas absoluta em termos de segurança de todos os dispositivos IoT / edge atuais e futuros. Nós, no entanto, acreditamos que o blockchain adiciona alguns sinos e assobios a sério ao proteger todos esses dispositivos contra potenciais ameaças externas.

Transparência é a chave enquanto trazemos mais IoT e dispositivos conectados à borda online. Para deixar claro, os usuários devem saber quais informações estão sendo compartilhadas e com quem. Blockchain (embora incapaz de forçar as empresas a não abusarem das informações do usuário) pode pelo menos ajudar a proteger os dados do usuário e evitar vazamentos de dados. Os usuários podem escolher quem tem permissão para visualizar suas informações e como essas informações estão sendo usadas por essas partes aprovadas. O Blockchain impactará diretamente a transparência no espaço de borda IoT, porque os consumidores podem controlar o acesso aos seus dados. Isso permitirá que as empresas compartilhem as informações com segurança umas com as outras. Isso não é pouca coisa, já que estamos nos aproximando de um mundo em que já não podemos estar cientes de quando e como estamos sendo monitorados ou como nossas pegadas digitais se parecem. Com a ajuda do blockchain, você pelo menos consegue possuir seus dados.

Para ajudar com o dimensionamento, podemos começar utilizando os nós de blockchain existentes já conectados a várias redes. Temos acesso a redes descentralizadas e seguras que estão se expandindo rapidamente. Por que não usá-los? Há também soluções de infraestrutura em desenvolvimento que podem facilitar ainda mais a conectividade com dispositivos IoT/edge. O blockchain permite topologias de rede e operação mais eficientes. Concedido, a tecnologia blockchain deve escalar de acordo e permanecer tão segura quanto sua premissa sugere. Sem dúvida, ainda há trabalho a ser feito. Se não pudermos escalar o blockchain, não poderemos usá-lo com os bilhões de dispositivos conectados à IoT e conectados à borda. Atendendo às demandas do crescimento do blockchain, podemos utilizar a tecnologia para escalonar ao lado da grande variedade de dispositivos IoT/edge conectados às nossas redes domésticas e ao resto da Internet.

Como dispositivos com a capacidade de se conectar ao mundo tornam-se mais numerosos e mais difíceis de acompanhar, soluções igualmente de alta tecnologia devem chegar para garantir que tudo continue em alta. Propomos gerenciar esses dispositivos através do blockchain. Isso adicionaria segurança, transparência e escalabilidade ao mundo da IoT e dos dispositivos conectados à borda. Para parar o apocalipse da IoT digital, precisamos de uma revolução apoiada pelo blockchain. Talvez não seja a cura milagrosa, mas certamente ajudará com algumas preocupações persistentes. Tudo o que podemos dizer definitivamente é o que muitas pessoas disseram melhor: é um ótimo momento em tecnologia.

Para parar o apocalipse digital total, precisamos de uma revolução e (parte de) essa revolução será infiel.

Fonte: https://medium.com/mimir-blockchain/can-blockchain-stop-the-total-digital-apocalypse-a-few-concerns-about-iot-ce599091c260

Guia do Bitcoin

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin!
Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/