Plataforma de pesquisa da BitMEX encontra bug no node Parity

Plataforma de pesquisa da BitMEX encontra bug no node Parity

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 17 junho 2021

A BitMEX, uma exchange de contratos futuros de Bitcoin com base em Hong Kong, anunciou o lançamento do site do seu departamento de pesquisas. O Nodestats foi criado para providenciar dados sobre análises relacionadas ao poder computacional utilizado pela rede Ethereum e por cada Ethereumnode.  Um dos primeiros relatórios da companhia encontrou bugs na sincronia nos nodes da Parity.

Desenvolvido em colaboração com a empresa de análise TokenAnalyst, o Nodestats ressalta dados importantes para clientes Parity e Geth, comparando as diferentes configurações dos nodes e requerimentos relacionados ao uso do CPU, memória, conexão e espaço de armazenamento. O site é conectado com 5 diferentes nodes Ethereum, coletando a atualizando seus dados a cada 5 segundos.

Porém, o anúncio da BitMEX foca na informação que já foi coletada sobre a Parity. No momento da divulgação das informações, o full node da Parity ainda não estava completamente sincronizado com a blockchain Ethereum e estava cerca de 450 mil blocos atrás da “ponta” da rede. No momento, a sincronização relativamente lenta não é necessariamente um problema. A BitMEX disse:

“Baseado na atual trajetória, a Parity vai provavelmente sincronizar completamente em alguns dias… Enquanto a sincronização inicial lenta é um problema em potência, pelo menos para esse sistema, o Ethereum ainda não atingiu um ponto onde um node não consegue acompanhar, considerando que a sincronização é mais rápida do que a geração de blocos.”

Porém, um problema relativamente maior está no quanto o node da Parity informa que está realmente sincronizado. O node, durante a averiguação dos dados, estava atrasado em 450 mil blocos, porém, mostrava que estava completamente sincronizado em 0.02% das vezes, demonstrando que o software “acredita” estar na ponta da rede algumas vezes.

A BitMEX esclareceu que a Nodestats é “um trabalho em progresso” e por isso não pode ser completamente confiável, mas a exchange ressaltou que o potencial problema de sincronização do node pode ser uma preocupação para usuários Ethereum.

Veja também: Entenda porque os investidores ficaram com o pé atrás com a Tether!