Planos da Estônia para lançar a criptomoeda estatal “Estcoin” vão por água abaixo

Planos da Estônia para lançar a criptomoeda estatal “Estcoin” vão por água abaixo

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Após as críticas do Banco Central Europeu (BCE), os ambiciosos planos da Estônia para lançar seu “Estcoin” foram indefinidamente reduzidos.

Planos de lançar a Estcoin caem por terra

Anteriormente, em agosto de 2017, autoridades estonianas anunciaram seus planos de emitir uma criptomoeda suportada pelo Estado, chamada Estcoin, e oferecer a primeira ICO pelo Estado. O plano engenhoso do país para implementar ativos digitais em sua estrutura econômica propunha uma criptomoeda semelhante a “stablecoin”, com cada unidade do Estcoin atrelada ao Euro.

Embora a mudança tenha sido imensamente voltada para o futuro, as autoridades estonianas pareciam ter perdido o controle de seu status na zona do euro – o que as sujeita a regras obrigatórias do BCE sobre políticas monetárias. Invariavelmente, o anúncio atraiu fortes críticas do presidente do BCE, Mario Draghi, e de outras autoridades bancárias.

Mas, em 1º de junho de 2018, um relatório da Bloomberg afirmou que o país abandonou todos os planos para prosseguir com a ICO ou pelo menos reduzirá sua visão do token digital.

Juntamente com a Suécia e a Noruega, a Estónia é considerada um dos países tecnologicamente mais avançados. O anúncio do Estcoin em 2017 provou ainda mais este ponto.

No entanto, um impressionado Draghi criticou abertamente a proposta do token digital, afirmando que o euro “pode ​​ser a única moeda” para o país. Seus pensamentos foram ecoados na época pelo governador do BCE, Ardo Hansson, que expressou seu desapontamento em relação a “relatórios enganosos do governo” relativos a Estcoin.