Pirâmide financeira “MMM”: Ministro da Rússia alerta para riscos do esquema

Pirâmide financeira “MMM”: Ministro da Rússia alerta para riscos do esquema

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O chefe do Ministério do Desenvolvimento Econômico da Rússia comparou o Bitcoin com o infame esquema de pirâmide financeira chamado “MMM”, que agora está se espalhando pelo Brasil como “MMM Brazil“.

Falando no Conselho da Federação, Maksim Oreshkin repetiu o tema de “investidores não qualificados” comprando criptomoedas sendo “perigoso”.

A pirâmide financeira MMM originou-se na Rússia no final da década de 1980 como o produto do fraudador em série Sergey Mavrodi. A aplicação da lei fechou o esquema e prendeu Mavrodi em 2003, mas em 2011 o MMM ressurgiu e agora está visando agressivamente os consumidores na África e Brasil.

“Há riscos muito elevados aqui para quem está interessado”, continuou Oreshkin.

“É claro que o Estado não pode proteger essas pessoas; Suas ações são responsabilidades próprias, com seu próprio risco. Estou simplesmente avisando para que todos tenham muito cuidado com essa questão”.

Os comentários do ministro continuam a posição cada vez mais contraditória que as autoridades russas assumiram no Bitcoin.

Ao mesmo tempo, os esforços patrocinados pelo Estado para envolver a Rússia na mineração continuam a aumentar a velocidade, já que a supremacia da China aparentemente está acabando.

Especialistas em trading e criptomoedas no Brasil também confirmaram que o site MMM Brasil não passa de uma fraude:

“O Brasil é o país do calote e das pirâmides financeiras, por isso essas empresas acham um grande mercado aqui. São cada vez mais pessoas lesadas todos os dias e simplesmente não aprendem a lição.”

Fonte: Cointelegraph.com
Tradução: Guia do Bitcoin

É importante se manter informado todos os dias, siga nossos canais oficiais:

Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/