Pesquisadores de universidades dos EUA anunciam nova criptomoeda

Pesquisadores de universidades dos EUA anunciam nova criptomoeda

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 17 junho 2021

Um grupo de pesquisadores de universidades de tecnologia dos EUA anunciaram que vão lançar uma “rede descentralizada de pagamento com escalabilidade global”. A rede vai ser desenvolvida pela Distributed Technologies Research (DTR), com base na Suíça. O novo empreendimento foi anunciado através de um release de imprensa.

O desenvolvimento da criptomoeda, chamada de “Unit-e”, está sendo financiado pela DRT, que é uma organização sem fins lucrativos. A organização teve o anúncio de lançamento feito no mesmo release que divulgava a Unit-e.

A DTR tem em sua equipe pesquisadores de sete das maiores universidades dos Estados Unidos, incluindo o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Universidade de Stanford e a Universidade da Califórnia, Berkeley. Segundo informações, a organização recebeu financiamento da Pantera Capital.

De acordo com as informações disponíveis no release de imprensa, o time de desenvolvimento do Unit-e está localizado em Berlin e conta com “engenheiros de sistemas distribuídos e de código aberto”.

A equipe pretende resolver um dos principais problemas que afetam a aceitação da blockchain e das criptomoedas, a escalabilidade. O Bitcoin, por exemplo, tem um grave problema de escalabilidade, o que impede que ele se torne uma comodidade do dia-a-dia, servindo mais como ferramenta de especulação.

Joey Krug, um membro do conselho da DTR e co-presidente de Investimentos na Pantera Capital, afirmou que “A falta de escalabilidade está atrapalhando a aceitação das criptomoedas”.

De acordo com informações do Bloomberg, a DTR está planejando lançar o Unit-e no segundo semestre desse ano. A organização disse que o objetivo da criptomoeda é atingir um tempo de processamento de 10 mil transações por segundo.

Como informamos, a escalabilidade é um problema grave para as tecnologias de blockchain, sendo um dos principais fatores para evitar a aceitação completa da tecnologia. Porém, a DTR não é a primeira a tentar solucionar o problema, inúmeras empresas desenvolveram suas altcoins com o objetivo de ter alta escalabilidade. Iota e Ripple são dois exemplos fortes desse segmento.

O verdadeiro diferencial da Unit-e fica por conta da sua equipe, que conta com pesquisadores de universidades de renome. Porém, apenas uma boa equipe por trás não garante o sucesso do projeto.

Veja qual será o primeiro banco a usar o xRapid da Ripple