Pesquisadores do MIT criam cripto 99% mais eficiente

Pesquisadores do MIT criam cripto 99% mais eficiente

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 17 junho 2021

Pesquisadores do renomado Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT) criaram uma nova criptomoeda que utiliza bem menos dados do que as que o Bitcoin e até mesmo outras altcoins. Segundo informado, a nova criptomoeda utiliza 1% dos dados necessários em criptos tradicionais atuais como o Bitcoin.

Isso faz a criptomoeda ser cerca de 99% mais eficiente em dados do que o Bitcoin, já que ele precisa de muito menos dados da rede para verificar seus blocos. A nova criptomoeda pode facilmente criar um token digital altamente escalável.

Os pesquisadores estão chamando essa nova e mais rápida moeda de “Vault”. Além do mais, ela vai estar no holofote do Simpósio de Segurança de Sistemas Distribuídos e Redes, que vai acontecer no próximo mês.

Mais sobre a criptomoeda “Vault”

Assim como as outras moedas ligadas à blockchain, toda a rede da Vault é baseada na descentralização. Não existe uma autoridade central, como bancos ou governos. Os usuários colaboram para verificar as transações que ocorrem através de blocos individuais que são decifrados através de criptografia.

Os pesquisadores do MIT lideram com o problema mais comum enfrentado pelas famosas criptomoedas de hoje, a escalabilidade. Eles perceberam que qualquer usuário que quer se unir à rede precisa guardar dados de transações em blocos individuais de todos os outros usuários.

A Vault permite que os usuários baixem uma parte dos dados, apenas o suficiente para se conectar à rede global. A técnica remove contas vazias que são redundantes e estão tomando espaço desnecessário na rede.

Além disso, a nova cripto oferece alguns recursos interessantes. A Vault é muito mais eficiente, quase 99% se comparada ao Bitcoin, a maior criptomoeda da indústria atual. Ainda se compararmos com o Ethereum (ETH), que é mais escalável que o BTC, ela consegue a impressionante marca de 90% a mais de eficiência.

Os pesquisadores basearam a nova criptomoeda em um sistema já existente chamado de Algorand. O Professor Silvio Micali, do setor de Engenharia do MIT, criou o sistema original. Segundo informações é um sistema extremamente seguro e confiável e totalmente descentralizado, além de escalável.

Veja como o mercado de capitalização do XRP pode estar com números inflados!