Pesquisa indica que dominância do Bitcoin é de 90%

Pesquisa indica que dominância do Bitcoin é de 90%

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A dominância do Bitcoin é uma importante métrica utilizada na hora de determinar possíveis movimentos do mercado. Esse é um fator principalmente importante para o futuro das altcoins.

De uns tempos para cá, a dominância do Bitcoin tem chegado bem perto dos 70%. Porém, uma nova pesquisa indica que esse é um valor baixo comparado ao real.

A análise simples do mercado de criptomoedas comumente realizado para determinar a dominância do Bitcoin pode não ser o suficiente para chegar a um resultado exato.

De acordo com uma pesquisa recente da Arcane Crypto, lançada originalmente no blog Kryptografen (também da Arcane), a dominância do Bitcoin pode estar sendo consideravelmente subestimada pelas atuais estatísticas.

De acordo com a pesquisa realizada pela companhia:

Tomando as medidas simples de capitalização de mercado do Bitcoin – atualmente US$ 181,2 bilhões – e o valor de mercado total de todas as criptomoedas – atualmente US$ 264,6 bilhões – o Bitcoin parece ter mais de dois terços (68,5%) do market share de criptomoeda.

Essa é a dominância do Bitcoin. Isso quer dizer que de todo o valor agregado do setor, 68% é apenas a valorização do Bitcoin.

Embora essa avaliação não seja uma medida nem um pouco pequena de dominância do mercado, a Arcane acredita que não faz sentido olhar para a avaliação sem considerar a liquidez – e o Bitcoin também tem uma grande dominância em questão de liquidez.

Os pesquisadores disseram:

“Usando uma medida simples de liquidez – volume de negociação – para ajustar a capitalização de mercado relativa, obtemos uma medida mais significativa da força relativa das diferentes moedas e tokens.”

Excluindo as stablecoins, que os pesquisadores não consideram como “verdadeiras moedas criptográficas”, e ajustando a liquidez através do cálculo da capitalização de mercado ponderada pelo volume eleva a dominância do Bitcoin para acima do 90%

A Bitcoin está, portanto, melhor posicionada para se tornar a moeda da internet, dizem os pesquisadores da Arcane, apesar de vários projetos de nicho de grande sucesso. Eles concluem:

“A cada dia que o bitcoin permanece à frente das outras criptomoedas, torna-se menos provável que qualquer outra criptomoeda possa competir como uma moeda. Isso é importante não apenas para os investidores e aqueles que estão construindo a infraestrutura de pagamentos, mas também aqueles que desenvolvem soluções que alavancam de segurança de uma blockchain pública.”

Veja também: Gigante varejista da Venezuela vai aceitar criptomoedas

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: