PayPal confirma que abandonou o projeto Libra do Facebook

PayPal confirma que abandonou o projeto Libra do Facebook

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

No início do dia informamos que o PayPal poderia não estar mais interessado em fazer parte da Associação Libra. Agora a informação foi devidamente confirmada pela própria empresa.

O PayPal anunciou que sairá da Libra Association, a organização de governança para a criptomoeda desenvolvida pelo Facebook. As informações são do site CNN.

“O PayPal tomou a decisão de renunciar a futura participação na Libra Association neste momento e continuar concentrando-se no avanço de nossas missões e prioridades de negócios existentes, enquanto nos esforçamos para democratizar o acesso a serviços financeiros para populações carentes”, disse um porta-voz do PayPal em um comunicado.

“Continuamos apoiando as aspirações da Libra e esperamos continuar com o diálogo sobre maneiras de trabalhar juntos no futuro.”

O PayPal era uma das 28 empresas e organizações sem fins lucrativos, incluindo o Facebook, definidas como “membros fundadores” da Associação Libra. Cada membro da associação executaria um master node da blockchain, onde teria poder de votar em decisões da rede.

Na teoria, a associação libra seria a garantia de que a Libra não é centralizada. O que, na prática, sabemos que não é bem verdade.

A Libra em si é uma criptomoeda desenvolvida pelo Facebook, mas a empresa disse que a Associação seria um superintendente independente da moeda.

O Facebook disse que a Libra poderia ajudar a melhorar o acesso a serviços financeiros. Mas desde junho, quando o Facebook anunciou o projeto, a ideia enfrentou uma reação nada positiva dos reguladores de todo o mundo.

Entre as principais preocupações estavam o problema de privacidade que ronda o Facebook, a possibilidade de que a Libra pudesse ser usada para financiar atividades ilícitas e, principalmente, que a Libra possa ameaçar a soberania do dólar.

Essa reação completamente negativa, e que chegou a ter países prometendo barrar o projeto, pode ter sido o que fez o PayPal deixar de ser parceiro da fundação Libra.

“Essa jornada para construir uma rede geracional de pagamentos como o projeto Libra não é um caminho fácil”, disse Dante Disparte, chefe de políticas e comunicações da Libra Association, em comunicado.

“Reconhecemos que a mudança é difícil e que cada organização que iniciou essa jornada terá que fazer sua própria avaliação dos riscos e recompensas de se comprometer a ver a mudança que a Libra promete”, completou.

Disparte disse que as demais empresas participantes da Associação Libra planejam se reunir em 10 dias e que 1.500 outras empresas manifestaram interesse em ingressar no grupo.

Veja também: Apple não criará sua própria criptomoeda, saiba porque

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: