Para que servem as chaves públicas e privadas no bitcoin?

Para que servem as chaves públicas e privadas no bitcoin?

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 02 junho 2020

Essa é uma cena que você já viu comumente nos thrillers de Hollywood. O klaxon explode quando dois soldados marcham em direção à caixa que lançará armas nucleares. Eles recebem a ordem para preparar a arma. Cada um tira uma chave e coloca-a na fechadura. E então… normalmente o espião salva o mundo. No entanto, com serviços de criptografia como o bitcoin e as altcoins, essa é uma boa analogia para o funcionamento das chaves públicas e privadas. Você precisa de ambos para acessar dados privados e ajuda a evitar perdas catastróficas.

A chave pública é usada para criptografar dados enviados pela Internet. Você usa isso todos os dias, sem perceber. Na verdade, a criptografia é incorporada em muitos dos aplicativos e gadgets que você usa neste momento. Então, se você quisesse enviar uma transação com moedas pela internet, você faria isso com uma chave pública.

No entanto, assim como qualquer bloqueio, ele é tão seguro quanto o número de chaves. Por isso, não seria fácil decifrar uma chave pública? Sim, mas é aí que a chave privada entra em cena. Assim como a arma nuclear não será lançada se você não tiver as duas chaves e as girar ao mesmo tempo, a chave privada será como a segunda chave. Ele permite a descriptografia completa e é bem guardado em servidores e computadores. Se você não tiver as duas chaves, é só ficar sem palavras.

Dito isso, a segurança da sua chave privada depende da sua senha. Por isso, ao investir em bitcoin ou altcoins, faça questão de ter uma senha forte para proteger sua chave privada.

(Dan Seitz)
Fonte: bitcoinmarketjournal.com/

Guia do Bitcoin

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin!
Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/