Para fugir de sanções dos EUA, Irã lançará criptomoeda nacional

Para fugir de sanções dos EUA, Irã lançará criptomoeda nacional

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Irã

A República do Irã revelou os detalhes de sua criptomoeda nacional em resposta às sanções econômicas lideradas pelos EUA.

Criptomoeda será controlada pelo Banco Central do Irã

De acordo com a Informatics Services Corporations (ISC), um órgão afiliado ao banco central, a futura criptomoeda do Irã é apoiada pela Rial e é desenvolvida na tecnologia Hyperledger Fabric, de código aberto, liderada pela Linux Foundation. Em contraste com as criptomoedas descentralizadas, como o Bitcoin, que são emitidas em conformidade com uma fórmula matemática, o Rial digital do Irã é lançado com base na decisão do seu banco central. Dito isso, a moeda digital iraniana não pode ser extraída e seus registros de transação só podem ser acessados ​​em uma blockchain privada.

“A infraestrutura deve ser um ecossistema disponível para bancos iranianos e empresas ativas na área de criptomoedas depois de serem testados e revisados”, relatou o IBENA.

Irã vai se posicionar sobre criptomoedas em geral

Mahdiyoun também afirmou que o Banco Central do Irã também poderá dar a palavra final sobre o uso de criptomoedas tradicionais, incluindo o Bitcoin e Ethereum no final de setembro deste ano (2018). Atualmente, as autoridades não permitem que os cidadãos realizem operações relacionadas a criptomoeda por questões de lavagem de dinheiro e impuseram punições a tal atividade.

Criptomoeda Nacional não é a única defesa

Enquanto isso, o Irã está tomando todas as medidas possíveis contra as sanções lideradas pelos EUA, começando com uma batalha judicial aberta com Washington. Teerã deve desafiar a administração de Trump no Tribunal Internacional de Justiça da ONU. Em outra medida estrita, mas aparentemente ineficaz, o Irã retirou seu ministro das finanças do cargo.