HomeOs investidores de criptomoedas fugirão de Portugal após a introdução do imposto sobre ganhos de capital?

Os investidores de criptomoedas fugirão de Portugal após a introdução do imposto sobre ganhos de capital?

Dan Ashmore

Nos últimos anos, Portugal tornou-se um porto seguro para investidores de criptomoedas.

Com muitos se mudando para lá durante a pandemia, à medida que as criptomoedas disparavam para cima e para baixo. Mas agora o tapete está sendo puxado debaixo deles.

O governo português propôs uma nova política tributária de criptomoedas como parte de seu orçamento nacional de 2023. Contido no documento de 450 páginas que abrange todas as coisas fiscais, está um imposto de ganhos de capital de 28% sobre ganhos de criptomoeda.

Este imposto de ganhos de capital de 28% é o padrão em Portugal, o que significa que não é mais um paraíso para fãs de cripto. Também há um imposto de 4% sobre transferências de criptomoedas gratuitas, bem como impostos adicionais em certos casos.

É importante ressaltar, no entanto, que os ganhos por meio de vendas de criptomoedas mantidas por mais de um ano ainda estarão isentos desse imposto. Isso significa que o imposto sobre ganhos de capital proposto é mais um imposto comercial, na realidade.

Portugal já havia sugerido isso

Este movimento não é uma surpresa. O ministro das Finanças, Fernando Medina, anunciou em maio que a mudança para trazer a criptomoeda para dentro da rede de ganhos de capital viria mais cedo ou mais tarde.

A decisão vem por trás do movimento de reclassificar a criptomoeda como um investimento em vez de dinheiro, o que significa que agora será pego pelo imposto sobre ganhos de capital.

Lisboa e Madeira

Lisboa, a capital de Portugal, é vista como um dos centros criptográficos europeus, em parte devido às (anteriormente?) leis criptográficas frouxas. Portugal também oferece uma rota mais fácil do que muitas nações para a residência, atraindo ainda mais investidores de criptomoedas.

Será interessante ver como isso afetará as coisas daqui para frente. A corrida entre jurisdições para se estabelecerem como hotspots de criptomoedas europeus tem sido competitiva. Madeira, a ilha portuguesa de onde o superstar do futebol Cristiano Ronaldo vem, enviou um sinal de intenção na mais recente conferência Bitcoin em Miami, anunciando o Bitcoin como moeda legal.

Lugano, uma pequena cidade na Suíça, é o único outro local na Europa onde o Bitcoin é de fato moeda legal. Além do Bitcoin, a stablecoin Tether também é de fato uma moeda legal, enquanto uma stablecoin específica de Lugano também está em andamento.

Pensamentos finais

À medida que o mercado de urso ruge e os investidores estão sofrendo em todos os lugares, vale a pena lembrar que é preciso garantir ganhos para ser capturado pelo imposto sobre ganhos de capital.

A mudança para cobrar imposto sobre ganhos de capital provavelmente não prejudicará no curto prazo, portanto. Lembre-se, quaisquer ganhos de mais de um ano atrás são imunes. E dado que o Bitcoin foi negociado a US$ 69.000 onze meses atrás, provavelmente é improvável que haja muitos traders preocupados com esse imposto de 28% em breve. 

No entanto, será interessante acompanhar se os entusiastas de criptomoedas começam a se estabelecer em outros lugares, já que Lugano e outros lugares continuam se esforçando para atrair seu dinheiro digital.

Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.