Os EUA devem assumir um papel de ‘liderança’ na Blockchain, afirma relatório da IBM

Os EUA devem assumir um papel de ‘liderança’ na Blockchain, afirma relatório da IBM

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Desenvolvedores e empresas que pesquisam a tecnologia blockchain estão olhando com mais atenção para o governo do EUA, para ajudar a impulsionar a Blockchain, afirma um novo relatório da IBM.

Escrito por Thomas Hardjono, diretor do MIT Trust: Data Consortium, o relatório resume os resultados de uma série de mesas-redondas realizadas pelo “Congresso Blockchain – grupo de legisladores nos EUA que defendem a tecnologia – 2017 e 2018.” As reuniões foram lideradas por representantes David Schweikert e Jared Polis, e teve como objetivo compreender os potenciais casos de uso para blockchain, bem como casos de uso acelerado da tecnologia, de acordo com o relatório.

Especificamente, as três reuniões têm um foco diferente: identidade digital, pagamentos e cadeia de suprimentos. O relatório explicou que há um “forte consenso da indústria em torno da crença de que o blockchain será a próxima grande tecnologia da Internet.”

O relatório acrescentou:

“É imperativo que o governo e a indústria trabalhem juntos para continuar e reforçar a liderança tecnológica e de mercado nesta nova área, e para abordar a política potencial e a incompatibilidade de normativos que possam limitar o crescimento da emergente economia digital-blockchain.”

Assim, os objetivos de cada reunião eram explicar melhor o uso em diversos casos, encontrar interesses comuns, acelerar a implantação de tecnologia, estabelecer o que poderia impedir a adoção efetiva da tecnologia e encontrar componentes que pudessem ser usados ​​em empresas ou setores.

O relatório explicou que os participantes das reuniões chegaram a três “temas comuns abrangentes”. Nomeadamente, os participantes acreditam que existe uma necessidade de “liderança e visão do governo americano”, que deve haver “colaboração estreita entre a indústria e o governo” e que deve haver “mais implementações em pesquisa e testes práticos”.

“Existe agora a necessidade de uma maior visão e liderança em todo o governo em relação ao desenvolvimento da tecnologia para uma economia digital e o papel dos EUA nesta economia futura”, disse o relatório. “Líderes da indústria acreditam que essa tecnologia será fundamental para o futuro da economia como um todo, assim como a Internet se tornou.”

Pedido para subsídios governamentais

O relatório não forneceu detalhes sobre os participantes ou quais projetos eles podem ter representado.

No entanto, representantes da Ripple, Sweetbridge, Joust Bank, Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (dos EUA), Microsoft Descentralized Identity Foundation, Sovrin Foundation, Linux Foundation e IBM apresentaram apresentações em uma ou outra das reuniões.

Além disso, houve poucos participantes repetidos em cada reunião, segundo o relatório.

Ele concluiu que “mais recursos precisam ser alocados para essa tecnologia nascente, mas em rápida evolução, muito na maneira como foi a pesquisa inicial financiada pelo governo dos EUA na internet nas décadas de 1970 e 1980”.

“Foi este apoio do governo combinado com uma visão compartilhada de um papel de liderança dos EUA na tecnologia inicial de comunicação pela internet que permitiu que a internet prosperasse com ampla adoção e se tornasse a base da economia digital hoje”, afirmou.

Guia do Bitcoin