Os artistas estão entrando no mundo das Criptomoedas

Os artistas estão entrando no mundo das Criptomoedas

By Chris Roper - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Todos os dias, surgem novos projetos com o objetivo de utilizar criptomoedas e a blockchain para uma indústria específica. A maioria dessas ideias se concentram em plataformas e serviços relacionados a negócios, investimentos e finanças. Mas uma pequena minoria do mercado tem como objetivo oferecer serviços únicos para artistas como designers e músicos.

Muitos artistas atualmente sentem que estão sendo explorados por terceiros e intermediários que vendem seu trabalho em suas plataformas. Mas ainda existem algumas empresas que tentam mudar esse cenário, como é o caso da startup britânica, Maecenas, que tem como objetivo criar uma galeria online, onde os artistas possam fazer o upload de seus trabalhos e os usuários poderão comprá-los através de leilões com criptomoedas. Todo o processo será apoiado pela tecnologia blockchain para garantir a total transparência em toda a plataforma.

Vale a pena notar que a nova startup recentemente angariou mais de US$ 15 milhões através de uma oferta inicial de moedas (ICO) e está planejando lançar sua plataforma em 2018. Mas os pintores não são os únicos artistas que estão se beneficiando da tecnologia blockchain.

A industria da música e o Bitcoin

Algumas semanas atrás surgiram notícias que a famosa cantora islandêsa, Bjork, começaria a aceitar Bitcoin pelo seu novo álbum chamado Utopia. De acordo com a publicação, a decisão de aceitar a criptomoeda foi feita depois que muitos fãs de Bjork solicitaram. O DJ esloveno, Gramatik, também é um músico que começou a experimentar as moedas digitais.

De acordo com uma materia da Billboard, o DJ lançou sua própria criptomoeda chamada GRMTK e permitiu que seus fãs comprem suas músicas com ela. As principais razões por trás disso foram os altos custos de transações que outros serviços têm. Através de uma criptomoeda descentralizada, os usuários podem comprar diretamente a música da Gramatik, sem ter que pagar taxas e royalties elevados.

Gramatik disse ainda que:

GRMTK não é apenas uma moeda digital, é muito mais do que isso. Agora, o meu público pode compartilhar minha inspiração e meu sucesso e também possuir os direitos e royalties das minhas músicas e qualquer coisa que eu crie e distribua no meu próximo álbum. Se você armazena 100 tokens GRMTK, então você possui 100 tokens no valor dos direitos e royalties das músicas e projetos que eu criar.

Os especialistas acreditam que, no futuro próximo, poderemos ver ainda mais e mais artistas e outras pessoas famosas que começarão a vender seu trabalho através das criptomoedas.

_______________________________________________________________________________
Publicação Traduzida e Editada pelo Guia do Bitcoin
Matéria Original: https://bitcoinist.com/artists-entering-worl…

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin!
Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/