HomeOs 3 mega bancos do Japão farão parte de um grupo de estudo destinado a discutir moeda virtual

Os 3 mega bancos do Japão farão parte de um grupo de estudo destinado a discutir moeda virtual

Harshini Nag

Akita, Japão

O grupo de estudo organizado pela DeCurret formulará uma estratégia colaborativa para promover transações sem dinheiro no país

A principal plataforma de troca de criptomoedas do Japão, DeCurret, está colaborando com os três mega bancos do país em um novo grupo de estudo formulado para procurar uma infraestrutura de liquidação comum para facilitar os pagamentos digitais no Japão. A iniciativa, apoiada pelo governo central do Japão e seu regulador financeiro, visa promover transações sem dinheiro para melhorar a eficiência e garantir a segurança em meio à pandemia do COVID-19.

O grupo de estudo inclui os principais bancos do país, como o Mitsubishi UFJ Financial Group, o Mizuho Financial Group e o Sumitomo Mitsui Financial Group, bem como a East Japan Railway e várias outras empresas não financeiras. O grupo deve se reunir duas vezes por mês, de junho a setembro deste ano, com a presença de observadores do Banco do Japão, do Ministério das Finanças e da Agência de Serviços Financeiros.

Ao contrário da China, onde um ou dois sistemas de pagamento digital dominam o mercado, o Japão possui uma ampla gama de serviços de pagamento digital competindo entre si. “O Japão tem inúmeras plataformas para liquidação sem dinheiro, mas elas ainda precisam sobrecarregar o uso de dinheiro”, disse Hiromi Yamaoka, ex-executivo do banco central que presidirá o grupo, em uma entrevista on-line pelo The New York Times. Portanto, é importante aprimorar a interoperabilidade das moedas e infraestrutura digitais, avaliou Yamaoka.

A DeCurret, em comunicado à imprensa, afirmou ontem que o objetivo do grupo é “examinar e discutir desafios e soluções em relação às moedas digitais e à infraestrutura de liquidação digital …”

O grupo de estudo pretende discutir estudos de caso de liquidação digital e moedas digitais no Japão e no exterior. Também tem como objetivo entender o impacto e o potencial futuro da aplicação da nova infraestrutura digital.

Outra área de pesquisa envolve áreas de uso potencial de acordos de moeda digital e seu impacto e visão. Além disso, o grupo considerará questões a serem tratadas para a realização de acordos de moeda digital, incluindo o escopo da prestação de serviços, consideração pelo seu valor de uso, papéis dos fornecedores e partes interessadas e padronização.

O comunicado à imprensa também afirmou que a colaboração visa resultar na publicação de um relatório resumindo as discussões no grupo de estudo, entre outros benefícios.

O Nikkei Asian Review revelou ainda que o foco inicial do grupo é vincular suas moedas digitais ao popular cartão de trânsito Suica da East Japan Railway, a fim de expandir sua base de clientes, melhorando a conveniência.

Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.