Opinião: O Bitcoin é a maior ameaça a governos de todo o mundo

Opinião: O Bitcoin é a maior ameaça a governos de todo o mundo

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 17 junho 2021

Opinião por Jammerson Santana

Eu estava nesses dias lendo toda essa “novela” que envolve o banimento do governo chinês ao mercado Bitcoin e o que li nos sites de notícias para mim, como um libertário que tem consciência do quão danoso pode ser o estado a tudo o que envolve a liberdade do povo, em especial no que se refere a liberdade econômica, não vejo nenhuma novidade.

O Bitcoin representa uma ameaça a governos no mundo todo, pois ele pacificamente, silenciosamente, anonimamente e expansivamente desconstrói todos os argumentos políticos, tanto à direita como à esquerda de que somente a ação política pode dar uma melhor condição de vida ao povo.

A pobreza é o combustível ou principal arma de marketing utilizada nas eleições por qualquer político de ambos os lados do espectro político (esquerda e direita). Quando vemos o Bitcoin como uma alternativa principalmente dos mais pobres terem a possibilidade de “nadarem contra a maré” da miséria que é uma “dádiva estatal” provocada principalmente pelo monopólio patrocinado pelo mesmo estado em todos os setores da economia, essas pessoas que antes poderiam ser totalmente dependentes dos programas governamentais já não querem mais estarem presas a isso e querem algo melhor para as suas vidas.

Bitcoin: A alternativa econômica que veio para ficar

 

Com o tempo essa arma política de marketing já não terá efeito. O estado (que são políticos e não uma divindade como muitos julgam ser) vai decretando a sua falência e o Bitcoin com a sua revolução feita sem pegar em nenhuma arma, sem derramar um sangue sequer, se apresenta como a alternativa econômica mais limpa, segura e valiosa de todos os tempos.

Tenho certeza que a China não será o primeiro nem o último país a banir o Bitcoin. Com certeza com os anos o cerco irá se fechando. Mais regulamentações ou restrições serão feitas ao mercado crypto pelos países. Resta aos desenvolvedores, as exchanges, aos mineiros e aos usuários comuns como consumidores, adeptos e entusiastas do Bitcoin buscarem ou criarem alternativas decentralizadas para que se manterem cada mais vez anônimos e se defenderem das investidas governamentais.

Finalizo esse post com a brilhante frase que está no Manifesto Cyberpunk, escrito por Eric Hughes:

“Nosso código é gratuito para todos, em todo o mundo. Não nos importa muito se você não aprova o software que escrevemos. Sabemos que o software não pode ser destruído e que um sistema amplamente disperso não pode ser desligado”.

*Este é um texto colaborativo por Jammerson Santana e não representa necessariamente a opinião do Guia do Bitcoin.

Veja também este post no Steemit.

É importante se manter informado todos os dias, siga nossos canais oficiais:

Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/