Opinião: Comparar bitcoin a uma pirâmide virou moda ou é só desinformação mesmo?

Opinião: Comparar bitcoin a uma pirâmide virou moda ou é só desinformação mesmo?

By Chris Roper - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Parece que a nova onda dos grandes analistas e chefes de mega corporações se tornou falar que bitcoin é uma pirâmide. Será que chama-lo de bolha financeira saiu de moda?

Desde o seu surgimento, o bitcoin foi batizado de vários diferentes tipos de nomes como: novo ouro, a moeda da nova era, bolha financeira, fraude e sistema ponzi também conhecido como pirâmide. Esse ultimo, muito utilizado entre os “colarinhos brandos” de Wall Street.

Pessoas importantes como o CEO da JPMorgan,  Jamie Dimon – que um dia desiste de falar de bitcoin e no outro é pego falando sobre a criptomoeda – costumam taxar o bitcoin como uma pirâmide financeira e não recomendam seu investimento. Muito me admira ver que pessoas que são pagas para analisar friamente e calculadamente cada investimento, comentem um erro grotesco de titular o bitcoin como pirâmide.

Imagine que quando você se sente preparado para fazer uma apresentação na faculdade ou no trabalho e alguém te faz uma pergunta que você não tem ideia de como responder. É comum falar algo genérico, algo que se encaixaria na maioria das respostas. O problema disso é que: 1 – você pode se dar super bem e a pergunta ser respondida sem ninguém perceber que você atirou no escuro – o que não seria nada ruim – ou 2 – sua resposta pode não fazer sentido algum e todos perceberem que você não está totalmente preparado para a apresentação. Pior ainda é se você insistir na resposta, fazendo parecer que todos estão errados e você é quem está certo. Assim você além de parecer um trouxa, também se transforma em um – com permissão da palavra – “bunda-mole” que não assume seus próprios erros.

Dimon chamar o bitcoin de pirâmide é no mínimo isso. É falar sobre algo que você deveria conhecer, mas que não faz a minima ideia de como funciona. Então você fala algo aleatório que talvez se encaixe em alguns aspectos daquilo que foi perguntado. O problema é que não existe um único ponto no bitcoin que o faça ser assemelhado a uma pirâmide financeira. – É sério, não existe!

O bitcoin uma pirâmide?

Toda pirâmide que se preze tem dois aspectos fundamentais em sua essência. Primeiro é que ela necessita de uma rede de convidados “especiais” que a fazem crescer e gerar lucro para aqueles que chegaram primeiro. Segundo é que toda pirâmide é formada por pequenos “investidores” – ou você já viu megas empresas como a Microsoft falar bem de um sistema ponzi? E governo? Já viu algum governo aderir a sistemas ponzi com toda sua “glória” e “glamour”? Bem amigo, se a resposta é não, então quero dizer que só nesses dois pontos o bitcoin já se distanciou e muito de uma pirâmide, então nem vou me adentrar em mais exemplos.

Acredito que seus rendimentos com bitcoin nunca tiveram ligações com a quantidade de pessoas que você convida à investir na criptomoeda. Também acredito que se o bitcoin não fosse uma tecnologia de ponta e sim apenas um sistema ponzi, empresas como Google, Steam(Maior loja de jogos do Mundo), a própria Microsoft – e muitas outras que você pode conhecer clicando aqui – não iriam investir tempo e dinheiro para o desenvolvimento de sistemas com base na blockchain do bitcoin e outras criptomoedas. Acredito que essas empresas possuem programadores suficientes para analisar uma moeda digital e dizer se a mesma vale ou não a pena o investimento.

Finalizo lembrando a todos que o que estamos passando hoje é muito parecido com o tempo da Revolução Industrial onde milhares de trabalhadores foram às ruas em protestos contra as máquinas que estavam tomando seus lugares nas fábricas. Apesar da triste realidade de muitos pais de famílias que estavam perdendo seu ganho pão, ir contra a evolução natural das coisas não adianta nada. Recentemente vimos em vários países, taxistas, em um ato semelhante ao dos trabalhadores fabris, protestando contra aplicativos como o Uber. Hoje, tais protestos diminuíram consideravelmente e muitos taxistas já migraram para o aplicativo que tem uma rentabilidade maior e menores taxas.

Homens como Jamie Dimon sempre existirão e evoluções tecnologias como a das Fábricas, do Uber e agora do Bitcoin sempre trarão difamações, protestos e muita desinformação, mas no fim, elas sobreviveram e passaram por todas as barreiras, pois a evolução, principalmente a tecnológica, é implacável, inexorável, infindável e todos os mais ‘ins’ que você possa imaginar.

“Agradeço pela paciência e se você puder clicar em gostei e se inscrever no can… ops.. Só agradeço pela paciência mesmo. =]”
_______________________________________________________________________________
Essa Opinião retrata apenas o ponto de vista do autor. O Guia
do Bitcoin não se responsabiliza por quaisquer informação passada.

Direitos da Imagem: noahmacmillan.com

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin!
Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/