OCC permite que bancos dos EUA forneçam serviços de custódia para criptomoeda

OCC permite que bancos dos EUA forneçam serviços de custódia para criptomoeda

By Nicholas Say - min. de leitura
Imagem do Bitcoin num cofre aberto

O Gabinete do Controlador da Moeda anunciou recentemente que os bancos federais podem fornecer serviço de custódia para criptomoedas

Em uma carta interpretativa publicada no início desta semana, o Escritório do Controlador da Moeda (OCC) esclareceu a capacidade dos bancos nacionais e associações federais de poupança de fornecer serviços relacionados à custódia de criptomoedas ao público.

O OCC reafirmou sua posição de que qualquer banco nacional é livre para prestar serviços a qualquer empresa legal que escolher, se os riscos forem efetivamente gerenciados e se as leis aplicáveis estiverem sendo respeitadas.

Os EUA ainda não criaram qualquer tipo de legislação abrangente para criptomoeda em nível federal, por isso há uma demanda por esclarecimentos sobre como diferentes agências governamentais veem as criptomoedas e quais regulamentos podem ser aplicados para lidar com elas.

O interesse no mercado de criptomoeda e a demanda de custódia estão crescendo

Com aproximadamente 40 milhões de cidadãos dos EUA possuindo criptomoedas e investidores institucionais investindo neles, a maioria dos estados nos EUA adotou leis e regulamentos quando se trata de criptomoedas.

O aumento da demanda por locais ou serviços para manter chaves cifradas associadas a carteiras de criptomoeda de maneira segura, além de permitir que consultores de investimentos gerenciem os ativos em nome do cliente, solicitaram a interpretação mais tarde do OCC.

Devido à natureza insubstituível das chaves encriptadas, bem como ao valor reconhecido dos ativos digitais que eles protegem, os detentores de criptomoeda em todo o mundo podem considerar e se beneficiar dos bancos e instituições financeiras que prestam esse serviço.

Embora a carta em si não estabeleça novos regulamentos no que diz respeito à criptomoeda, ela esclarece a posição do OCC no que diz respeito à custódia de criptomoeda, que certamente gerará interesse de instituições bancárias estabelecidas.

A custódia de criptomoeda beneficia seus usuários

O OCC estabeleceu que, além dos controles duplos, a segregação de funções, os controles contábeis e os registros e controles de custódia precisam ser usados para garantir a segurança dos ativos do cliente. Quaisquer ativos do cliente também devem ser separados dos ativos do custodiante.

Controlador em exercício da moeda Brian P. Brooks mencionou a necessidade desses serviços de custódia da seguinte forma:

“Dos cofres aos cofres virtuais, hoje precisamos garantir que os bancos possam atender às necessidades de serviços financeiros de seus clientes. Essa opinião esclarece que os bancos podem continuar satisfazendo as necessidades de seus clientes para salvaguardar seus ativos mais valiosos que hoje, para dezenas de milhões de americanos, incluem criptomoedas”.

Confiar nos usuários e nas instituições financeiras no que diz respeito ao fornecimento de serviços relacionados a criptomoedas é mais uma etapa que pode aumentar o interesse nos ativos digitais.