O valor total bloqueado da DeFi atinge o recorde de $35,8 bilhões

O valor total bloqueado da DeFi atinge o recorde de $35,8 bilhões

By Benson Toti - min. de leitura
Finanças descentralizadas em um smartphone

O valor em dólares da liquidez da criptomoeda bloqueado no setor de finanças descentralizadas (DeFi) atingiu $35,8 bilhões. O que é interessante é que o crescimento veio principalmente de protocolos DeFi menos conhecidos, em vez de projetos mais estabelecidos

Valor total bloqueado (TVL) em DeFi

Total Value Locked mede o valor total dos tokens que estão bloqueados no setor DeFi, sendo a noção de que quanto maior o valor bloqueado em um projeto DeFi, melhor.

Desde que o setor DeFi entrou em cena em agosto de 2017, o TVL disparou. Ao final de 2018, a TVL no setor girava em torno de $300 milhões, enquanto o valor chegou a $800 milhões apenas um ano depois. No entanto, o final de 2020 foi um período recorde, pois o ano fechou com cerca de $15 bilhões bloqueados em projetos financeiros descentralizados.

A taxa de crescimento do TVL ao longo do tempo chocou analistas e observadores regulares, levando alguns a acreditar que o DeFi está em uma bolha prestes a estourar. No entanto, Justin Banon, CEO da Boston Protocol, é da opinião que a interrupção do financiamento centralizado é o catalisador que continuará a impulsionar o crescimento do DeFi.

A avaliação de $35,8 bilhões de hoje, representa um crescimento de 132% nas cinco semanas desde o início do novo ano.

No momento, os três principais protocolos são Maker, Aave e Compound, com o valor total bloqueado de $6,03 bilhões, $5,66 bilhões e $4,15 bilhões, respectivamente. O que é interessante é que todos os três projetos são protocolos de empréstimo.

As trocas descentralizadas constituem a próxima maior categoria. Nesta área, Curve Finance, Uniswap e SushiSwap estão à frente do pacote e têm $3,85 bilhões, $3,67 bilhões e $3,13 bilhões bloqueados, respectivamente.

O valor total do mercado de criptomoedas atingiu um novo recorde histórico de $1,3 trilhão. Uma boa parte desse crescimento veio do desempenho dos tokens DeFi, bem como do Ethereum como a plataforma em que são construídos, na semana passada.