O tribalismo do Bitcoin está segurando a indústria de criptomoedas, diz CEO da Ripple

O tribalismo do Bitcoin está segurando a indústria de criptomoedas, diz CEO da Ripple

By Hassan Maishera - min. de leitura

O Bitcoin continua sendo a criptomoeda número um por valor de mercado e representa mais de 40% do valor total de mercado de criptomoeda.

O CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, disse recentemente à CNBC que o tribalismo em torno do Bitcoin e outras criptomoedas está atualmente impedindo as criptomoedas de crescerem.

O mercado de criptomoedas vale cerca de US$ 2 trilhões, mas Garlinghouse disse que há espaço para crescimento. Garlinghouse disse;

“A polarização não é saudável na minha opinião. Eu possuo bitcoin, possuo ether e possuo algumas outras. Acredito absolutamente que esta indústria vai continuar a prosperar.”

De acordo com Garlinghouse, as principais criptomoedas podem crescer sem que ninguém afete o crescimento da outra. Ele comparou o mercado atual de criptomoedas com a era pontocom do final dos anos 1990 e início dos anos 2000. Ele disse;

“O Yahoo pode ter sucesso e o eBay também. Eles estão resolvendo problemas diferentes. Existem diferentes casos de uso e diferentes públicos e diferentes mercados. Acho que muitos desses paralelos existem hoje.”

Apesar do crescimento registrado pela indústria, algumas criptomoedas atraíram seguidores bastante dedicados. Temos maximalistas de Bitcoin e maximalistas de outras criptomoedas como Ether e Solana.

No entanto, Garlinghouse acredita que esse fracionamento está prejudicando o setor de criptomoedas mais do que está fazendo bem. Ele apontou que o fracionamento afetou a indústria de criptomoedas em termos de lobby com formuladores de políticas em Washington. Garlinghouse acrescentou isso;

“A falta de coordenação em Washington, DC, entre a indústria de criptomoedas, acho chocante.”

Em março, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou uma ordem executiva pedindo ao governo que analisasse os riscos e benefícios das criptomoedas.

A Ripple está envolvida em uma batalha legal com a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) desde 2020, depois que a agência reguladora alegou que a empresa emitiu tokens XRP como títulos não registrados.

A SEC processou a Ripple e alguns de seus executivos por vender mais de US$ 1 bilhão em XRP em uma oferta de títulos não registrada.